Disputa por ilhas entre Japão e Coréia do Sul é reacendida

Durante reunião do G-8, Japão teria informado a presidente sul-coreano que irá declarar ilhas como parte de seu território em documento educacional

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – As relações entre Japão e Coréia do Sul podem estar comprometidas depois que o governo japonês informou ao país vizinho que pretende elaborar um documento educacional onde declara que as ilhas de Takashima pertencem ao território japonês. O documento seria adotado a partir de 2012 nas escolas, como parte de estudos sociais.

Segundo publicou a agência Kyodo, o primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, informou o presidente sul-coreano, Lee Myung Bak, do plano na semana passada, durante a reunião do G-8. Porém, o governo sul-coreano negou que tenha sido informado sobre isso.

Disputa cresceu

A disputa pelo controle das ilhas reacendeu nos últimos meses e deverá colocar em teste as relações bilaterais entre os dois países, que havia melhorado em fevereiro, após o presidente sul-coreano assumir o poder.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

As nações asiáticas disputam o controle de duas ilhas, chamadas de Takashima pelos japoneses e Dokdo pelos coreanos, que são inabitáveis e com numerosos recifes.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.