Mais problemas

Disputa entre 2 ministros petistas trava ainda mais negociação com o Congresso, diz jornal

Além da base com pouco apoio, que custou derrotas nas últimas semanas, disputa entre Jaques Wagner e Ricardo Berzoini gera ainda mais dificuldades, informa Valor

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O governo brasileiro inicia esta semana com a expectativa de votar a repatriação, essencial para a realização do ajuste fiscal. Porém, ainda há diversos impasses, tanto no Congresso quanto dentro do próprio Palácio do Planalto.

Porém, segundo informa o jornal Valor Econômico de hoje, disputas entre os ministros Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) já estão entravando negociações com o Congresso.

Assim, além da base com pouco apoio, que custou derrotas nas últimas semanas, disputa entre Jaques Wagner e Ricardo Berzoini gera ainda mais dificuldades. Isso porque Wagner foi escolha de Lula e é uma das alternativas do PT para a sucessão em 2018. Enquanto isso, Berzoini já reclama aos mais próximos que se sente desprestigiado.

Aprenda a investir na bolsa

Há uma compartimentação da coordenação e da articulação política que é vista como problemática, já que a orientação do governo deve ser única em relação aos conteúdos. 

Jaques Wagner trata preferencialmente dos assuntos relativos ao Senado e foi quem na semana passada levou ao presidente da Casa, Renan Calheiros, a defesa da presidente Dilma das pedaladas feitas no exercício de 2014 e condenadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União), além de ter sido a “estrela do governo” em um jantar com senadores de vários partidos, inclusive da oposição, no início da semana. Já o ministro Berzoini ficou encarregado da articulação com a Câmara dos Deputados, onde no momento são maiores, ou pelo menos mais evidentes, os problemas do governo. 

Enquanto isso, o impeachment segue em “banho-maria”. O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), admite que aliados somam ao redor de 200 votos, suficiente para barrar o impeachment, mas pouco para aprovar projetos de interesse do governo, diz Valor.

É hora ou não é de comprar ações da Petrobras? Veja essa análise especial antes de decidir:

Leia também:

Você investe pelo banco? Curso gratuito mostra como até dobrar o retorno de suas aplicações

PUBLICIDADE