Dirigentes do PT detectam potencial substituto de Lula na esquerda brasileira

Guilherme Boulos, o líder do MTST, está se preparando para ocupar o lugar de Lula, avaliam dirigentes petista, segundo a coluna Painel

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Questão que vem crescendo dentro da esquerda brasileira, um nome apontado como sucessor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando ele sair de cena vem ganhando forças, de acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo. Segundo o jornal, dirigentes do PT detectaram sinais de que Guilherme Boulos, o líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), está se preparando para ocupar o lugar de Lula. 

Boulos deixa claro que não pretender disputar o próximo pleito de Lula estiver concorrendo. Mas, de qualquer forma, a avaliação é de que não existem hoje no partido sucessores que vistam tão bem como Boulos o figurino de líder de massas. 

Dirigentes do PT dizem que tanto a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), quanto o líder do Senado, Lindbergh Farias (RJ), poderiam ser os sucessores,  mas lembram que eles não são unanimidade no PT e enfrentam problemas na Justiça. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Já o projeto do líder do MTST é visto como de longo prazo. Mesmo que Lula seja impedido pelos tribunais de disputar a eleição de 2018, petistas não veem oBoulos como opção imediata, avaliando que ele poderia entrar na corrida presidencial como candidato do PSOL, como já se cogita na sigla.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.