Dilma vence no Norte e Nordeste e Aécio vence nas demais regiões; confira desempenho

Quando cerca de 96% das urnas estavam apuradas, Dilma Rousseff vencia os concorrentes nas regiões Nordeste, com 59,58%, e Norte, com 50,52%

Lara Rizério

Publicidade

Com mais de 99,7% das urnas apuradas, os candidatos à presidência da República Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) conseguiram ganhar a preferência dos eleitores em 25 estados. Dilma foi a mais votada em 15 e Aécio, em dez. A candidata Marina Silva venceu no Acre, seu estado de origem, e em Pernambuco, com 48% dos votos válidos.

Candidata à reeleição, Dilma venceu em Alagoas, no Amapá, Amazonas, na Bahia, no Ceará, Maranhão, em Minas Gerais, no Pará, na Paraíba, no Piauí, onde obteve 70,5% dos válidos. Ela também venceu no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, em Sergipe e no Tocantins.

Candidato da oposição, Aécio venceu no Distrito Federal, Espírito Santo, em Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, no Paraná, em Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo, estado com o maior número de eleitores, onde obteve 44,2% dos votos válidos.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quando cerca de 96% das urnas estavam apuradas, Dilma Rousseff vence os concorrentes nas regiões Nordeste, com 59,58%, e Norte, com 50,52%. Na Região Sul, Dilma tem 36,32%. No Sudeste, tem 32,43% e oa Centro Oeste, 32,55% dos votos válidos. No exterior, a candidata teve 18,6% dos votos.

Aécio Neves está na frente nas regiões Sudeste, com 39,4% dos votos válidos; Sul, com 47,21%; e no Centro-Oeste, com 40,99%. Aécio vence também no exterior, com 49% dos votos dos brasileiros que votaram em outros países. No Nordeste, o candidato teve 15,38% e no Norte, 28,26%.

Marina Silva não conseguiu ficar à frente dos concorrentes em nenhuma das regiões. Ela teve 23,53% dos votos válidos no Sudeste, 12,82% no Sul, 22,92% no Nordeste, 23,6% no Centro-Oeste e 17,98% no Norte. A candidata só ficou à frente de Dilma na contagem dos votos dos brasileiros que vivem exterior, onde teve 26,11%.

Continua depois da publicidade

Assim, passam ao segundo turno Dilma Rousseff e Aécio Neves, que voltam a se enfrentar no dia 26 deste mês.

Mineira de Belo Horizonte, Dilma tem 66 anos e viveu grande parte de sua vida no Rio Grande do Sul, onde participou da criação do PDT, foi secretária municipal de Fazenda e estadual de Minas e Energia. Em Brasília, antes de chegar à Presidência da República, foi ministra de Minas e Energia (2003-2005) e da Casa Civil (2005-2010). Em 2010, tornou-se a primeira mulher a ser eleita para a Presidência da República.

Também nascido em Belo Horizonte, o candidato do PSDB à Presidência da República, o senador Aécio Neves, tem 54 anos. Neto do ex-presidente eleito Tancredo Neves, ele se formou em economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, aos 24 anos e hoje é pai de três filhos. O primeiro contato com a política ocorreu em 1981, quando aceitou o convite do avô para trabalhar na campanha para o governo de Minas Gerais e, depois, pela Presidência da República.

Continua depois da publicidade

No dia 26 de outubro, os eleitores voltam às urnas para escolher Dilma ou Aécio para a Presidência da República.

Desempenho por região

(Com Agência Brasil)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.