Dilma ultrapassa Serra pela primeira vez na pesquisa CNI/Ibope

Petista passa a liderar corrida presidencial com 40% da intenções de voto, contra 35% do tucano José Serra e 9% de Marina Silva

Publicidade

SÃO PAULO – A candidata à presidência Dilma Rousseff (PT), ganhou fôlego e pela primeira vez passou a liderar a disputa eleitoral, diz a pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira (23). Dilma fica com 40% das intenções de voto, contra 35% do tucano José Serra e 9% de Marina Silva, do PV.

Em um eventual segundo turno, Dilma também ultrapassa Serra, com 45% a 38% dos votos, nesta ordem. Na última pesquisa Ibope, divulgada em 5 de junho, os dois principais candidatos apareciam tecnicamente empatados com 37%, enquanto Marina mantinha 9% das intenções de voto.

Os dados da pesquisa também foram favoráveis à petista no quesito rejeição. A de Dilma caiu de 27% para 23%, enquanto a de Serra subiu de 25% para 30%. A preferência do eleitor por um candidato apoiado pelo presidente, no entanto, caiu de 53% para 48%.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“É expressivo o crescimento dos eleitores que sabem que Dilma Rousseff é a candidata apoiada pelo presidente Lula”, destaca a pesquisa. Enquanto 58% das pessoas a reconheciam como sucessora do governo petista há três meses atrás, 73% afirmam nesta pesquisa que Dilma é a candidata do presidente.

Nos últimos dias, Serra teve grande exposição na TV e em propagandas veiculadas nos intervalos comerciais das emissoras. Dilma, por sua vez, além das aparições na TV, manteve encontros com quatro lideranças europeias na última semana, fato que teve cobertura da imprensa nacional.

A pesquisa foi feita entre os dias 19 e 21 de junho, com 2.202 entrevistados de 140 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.