Dilma Rousseff é reeleita presidente do Brasil

A petista ficou com 51,5% dos votos enquanto Aécio Neves (PSDB) teve 48,5%, nas eleições mais apertadas da história

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Com 98% das urnas apuradas, Dilma Rosuseff (PT) está matematicamente reeleita presidente com 51,45% dos votos na eleição mais apertada desde 1989. Aécio Neves (PSDB) tem 48,55%.

A petista venceu em 15 estados, sendo que em apenas 4 ela teve entre 50% e 60%, enquanto nos outros a porcentagem foi superior a 60%. Já o tucano se sagrou vitorioso em 11 estados e no Distrito Federal. Aécio teve porcentagem de mais de 60% em 4 estados e no Distrito Federal.

Dilma se sagrou vencedora em todos os estados da região Nordeste, enquanto Aécio venceu no Sul. Em Minas Gerais, a petista venceu com 52,41% dos votos contra 47,59% do tucano, enquanto em São Paulo a vitória foi de Aécio Neves com 64,31% e Dilma Rousseff ficou com 35,69%.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Mineira de Belo Horizonte, Dilma tem 66 anos e viveu grande parte de sua vida no Rio Grande do Sul, onde participou da criação do PDT.

Lá, ela foi secretária municipal de Fazenda e estadual de Minas e Energia. Em Brasília, antes de chegar à Presidência da República, foi ministra de Minas e Energia (2003-2005) e da Casa Civil (2005-2010).

Nascida em família de classe média alta, Dilma passou a demonstrar interesse pelos ideais socialistas quando jovem, logo após o Golpe Militar de 1964. Dilma integrou organizações de esquerda que defendiam a luta armada contra o regime militar, como o Comando de Libertação Nacional (Colina) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares).

Continua depois da publicidade

Passou quase três anos presa entre 1970 e 1972 e foi torturada nesse período por órgãos da repressão. Dilma foi expulsa da Universidade Federal de Minas Gerais, sendo impedida de retomar seus estudos naquela universidade em 1973, o que levou Dilma a prestar vestibular para Economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduou-se em 1977, não participando ativamente do movimento estudantil.

Dilma reconstruiu a sua vida no Rio Grande do Sul onde, junto com o seu companheiro de mais de 30 anos, o advogado Carlos Araújo, ajudou na fundação do PDT e participou ativamente de diversas campanhas eleitorais. Carlos Araújo é pai de sua única filha, Paula.

Em 2002, participou da equipe que formulou o plano de governo de Luiz Inácio Lula da Silva para a área energética. No mesmo ano, foi escolhida para ocupar o Ministério de Minas e Energia. Em 2005, Rousseff foi nomeada ministra-chefe da Casa Civil, em substituição a José Dirceu, que renunciara ao cargo em meio ao escândalo do mensalão. No dia 31 de outubro de 2010, Dilma Rousseff foi eleita presidente do Brasil, cargo a ser ocupado pela primeira vez na história do país por uma mulher, contabilizando 56,05% dos votos válidos no segundo turno.

Mais informações em breve

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.