Dilma Rousseff é eleita presidente do banco dos Brics

Ex-presidente substituirá o também brasileiro Marcos Troyjo; mandato vai até julho de 2025

Equipe InfoMoney

Publicidade

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi oficializada, nesta sexta-feira (24), como nova comandante do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como “banco dos Brics” (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Ela foi indicada para o posto, com mandato até julho de 2025, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sucederá o também brasileiro Marcos Troyjo, que ocupava o cargo por indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O nome de Dilma foi aprovado por um comitê da instituição após a realização de sabatina com ministros da Economia dos outros países que integram o grupo. A sede do banco fica em Xangai, na China.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em nota, o Novo Banco de Desenvolvimento abordou o papel do governo Dilma no combate à fome e à pobreza, dando continuidade a políticas implementadas por Lula em seus dois primeiros mandatos e destacou a saída do Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU).

A posse de Dilma Rousseff deve acontecer na próxima quarta-feira (29), durante a viagem oficial de Lula à China. O presidente adiou o embarque para domingo (26), após ser diagnosticado com uma pneumonia leve.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.