Dilma Rousseff desmente notícias sobre plano de ajuste fiscal para o próximo ano

Petista disse que só comentará o assunto caso seja eleita; rumor sobre projeto de reajuste foi publicado na Folha de S. Paulo

Publicidade

SÃO PAULO – A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, negou nesta segunda-feira (23) os rumores sobre um possível ajuste fiscal em seu governo, visando diminuir os gastos públicos no próximo ano.

Dilma considerou “absurdo” discutir da ideia dentro da campanha, já que sua plataforma ainda não foi eleita. “Eu não autorizo nenhuma avaliação a esse respeito. Eu vi as notícias, lamento, mas vou desmenti-las”, disse a ex-ministra em visita a uma escola profissionalizante de São Paulo.

Mais cedo, uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo informou que a equipe da petista analisaria uma meta de inflação menor do que a atual, de 4,5% ao ano, e menos reajustes ao funcionalismo público. O plano seguiria o mesmo modelo adotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sobre a conjuntura política e econômica para o novo projeto, Dilma disse que o Brasil está diferente daquele de 2002. “O Brasil de hoje tem dívida líquida diminuindo, taxas de juros com todas as condições para a inflação sobre controle. Por isso, não vejo o menor sentido nesta discussão”, disse.

A ex-ministra desqualificou o debate sobre o ajuste fiscal até para o ano que vem. “Eu não acho que seja esta a discussão do próximo ano. A discussão do próximo ano é de desenvolvimento”, afirmou.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.