Dilma reunirá empresários e apresentará pacote na terça-feira, diz fonte

Presidente tentará incentivar o empresariado com uma carteira de projetos de infraestrutura

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – A presidente Dilma Rousseff reúne na próxima terça-feira os maiores empresários do país para apresentar detalhes do pacote que o governo tem debatido intensamente nas últimas semanas e que tem como objetivo estimular a economia, disseram à Reuters fontes do governo.

Nessa reunião, Dilma tentará incentivar o empresariado apresentando uma carteira de projetos de infraestrutura que serão concedidos ao setor privado.

Segundo uma das fontes do governo, que falou sob condição de anonimato, também serão detalhadas mudanças legais e regulatórias para destravar o investimento em portos, aeroportos e ferrovias.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Nos últimas semanas, Dilma tem se reunido com ministros das áreas ligadas à infraestrutura e com a equipe econômica para discutir modelos de concessão e encontrar espaço fiscal para investimentos públicos e também para discutir mudanças na área de tributação.

“A partir dessa reunião com os empresários, o governo começará a divulgar as medidas que tomará. Os anúncios serão feitos em parte porque são mudanças complexas”, disse uma das fontes do governo.

O governo não apresentará aos empresários um modelo único de concessões ao setor privado. Haverá renovações de contratos em alguns casos, novos leilões e licitações em outros e até Parcerias Público-Privadas (PPPs) serão utilizadas para alavancar esses investimentos em infraestrutura.

Continua depois da publicidade

Um exemplo de renovação de concessões que pode ser anunciado nas próximas semanas é o dos contratos de energia elétrica que vencem a partir de 2015. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, já disse que eles serão renovados, mas que o governo quer que em troca as empresas apresentem reduções nas tarifas praticadas atualmente.

Dilma vai apresentar as medidas para os empresários para que eles possam opinar sobre as propostas, que poderão sofrer ajustes antes de serem divulgadas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.