Dilma reconhece momento “extremamente duro”, mas aposta em rápida recuperação da economia

Segundo a presidente, a preocupação “é tanta” que o governo editou nesta semana o Programa de Proteção ao Emprego, uma medida que prevê a redução de salários e carga horária de trabalho em troca da manutenção do vínculo empregatício

Reuters

Publicidade

(Reuters) – A presidente Dilma Rousseff reconheceu nesta quinta-feira que a economia do país passa por um momento “extremamente duro”, mas disse apostar em uma recuperação rápida do crescimento.

Segundo a presidente, a preocupação “é tanta” que o governo editou nesta semana o Programa de Proteção ao Emprego, uma medida que prevê a redução de salários e carga horária de trabalho em troca da manutenção do vínculo empregatício.

“Nós, de fato, estamos passando por um momento extremamente duro”, disse a presidente a jornalistas na Rússia, onde participou de reunião de cúpula dos países membros do Brics.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“A gente acha, que o Brasil tem, estruturalmente, fundamentos para se recuperar rápido. Não é só uma questão de eu achar ou não. Nós apostamos nisso, não porque temos uma visão rósea da situação, não temos não”, afirmou.

Dilma argumentou que a inflação do país tem sido pressionada por questões conjunturais, e não estruturais, sendo resultado do reajuste de preços relativos e também da desvalorização cambial.

“Ninguém no mundo faz ou sofre uma desvalorização cambial como nós sofremos sem efeitos inflacionários. Agora, ela não tem, não se espera que essa desvalorização cambial continue sistematicamente. Ela vai diminuir de intensidade”, disse.

Continua depois da publicidade

A presidente fez as declarações no mesmo dia em que o Fundo Monetário Internacional (FMI) piorou sua projeção para a economia do Brasil, passando a ver uma contração de 1,5 por cento este ano, ante recuo de 1,0 por cento antes.

“GOLPISMO”
Questionada sobre declarações do senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmando que ela teria se munido de um discurso “golpista” ao tentar inibir as instituições, Dilma afirmou que elas são desrespeitadas quando há pré-julgamento.

A declaração do senador tucano foi motivada por entrevista da presidente à Folha de S.Paulo, em que Dilma se referiu a um setor da oposição “um tanto quanto golpista” por defender o impeachment de Dilma.

“A gente não fica discutindo quem é ou quem não é golpista. Quem é golpista mostra, na prática, as suas tentativas, porque começa por isso: pré-julgar uma instituição. Não há dentro, nem do TCU, nem do TSE, a possibilidade de dizer qual vai ser a decisão, até porque o futuro é algo que ninguém controla, nem eu, nem ninguém”, disse a presidente.

O Tribunal de Contas da União (TCU) pediu explicações à presidente sobre manobras fiscais para fechar as contas do governo em 2014. Já o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve julgar processos sobre contas da campanha de Dilma à Presidência no ano passado.

“Não passei por cima de nenhuma, nenhuma instituição. Nenhuma instituição se pronunciou. Nesse sentido, é estranho que pré-julguem”, disse a presidente a jornalistas em Ufá, na Rússia.

“Quem coloca como já tendo tido uma decisão está cometendo, eu acho, um desserviço para a instituição, um desserviço para o TCU e para o TSE, porque não há nenhuma garantia que qualquer senador da República possa, muito menos o senhor Aécio Neves, possa pré-julgar quem quer que seja ou definir o que uma instituição vai fazer ou não.”

Em resposta às declarações de Dilma, Aécio ocupou a tribuna do Senado nesta quinta para dizer que em “momento algum houve pré-julgamento”.

“O que nós ouvimos é algo absolutamente fora do sentido – aliás, me perdoem, como têm sido algumas das últimas declarações da presidente da República”, disse o senador tucano, derrotado por Dilma nas eleições presidenciais do ano passado.

(Por Maria Carolina Marcello, em Brasília)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.