Dilma prevê ‘um certo crescimento’ do País até o final deste ano

"Eu acredito que é muito prudente o País perceber que ele precisa de estabilidade, ele precisa de amainar todas as situações de conflito, porque estamos enfrentando uma fase aprofundada de uma crise econômica", disse

Estadão Conteúdo

Publicidade

No mesmo dia em que o Relatório de Mercado Focus, do Banco Central, divulgou uma nova correção para baixo das previsões do mercado para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2015, a presidente Dilma Rousseff disse na tarde desta segunda-feira, 9, que o País precisa de estabilidade, defendeu a mudança no combate aos efeitos da crise e prometeu que a economia brasileira voltará a ter um “certo crescimento” até o final deste ano.

“Eu acredito que é muito prudente o País perceber que ele precisa de estabilidade, ele precisa de amainar todas as situações de conflito, porque estamos enfrentando uma fase aprofundada de uma crise econômica”, disse Dilma a jornalistas, depois de participar de solenidade no Palácio do Planalto em que sancionou a lei que tipifica o crime de feminicídio.

“O Brasil tem fundamentos sólidos, não há nenhum motivo pelo qual o Brasil não supere rapidamente este momento. Não acredito que os brasileiros são a favor do ‘quanto pior, melhor’. Os que são a favor do ‘quanto pior, melhor’ não têm compromisso com o País”, comentou a petista.

Continua depois da publicidade

Ajuste momentâneo

Na avaliação da presidente, o que se quis deixar claro no pronunciamento exibido em rede nacional no domingo, 8, foi que o “Brasil não está vivendo hoje um momento como aquele do passado, em que ele quebrava”.

“Ele (o Brasil está passando por um ajuste. É um ajuste momentâneo, que caminha em direção à retomada do crescimento econômico. Nós lutamos para manter emprego e renda e conseguimos. Nos últimos 6 anos, enquanto eles desempregavam, nós mantivemos emprego. Tivemos um crescimento do PIB acumulado de 19%, um pouco mais (esse período), enquanto havia queda em vários países do mundo”, observou Dilma.

“Nós temos de modificar a forma de combate à crise e é o que nós fizemos. Tem esses ajustes e correções, tem correção, porque todas as políticas sofrem correção sistematicamente. Teremos uma perspectiva muito clara daqui pra frente: acho que o Brasil voltará a crescer, mas não é só que voltará a crescer em relação a um período anterior. Acho que nós iremos para um patamar muito melhor do que estamos hoje”, disse a presidente. “Eu acho que até o final deste ano voltamos a ter um certo crescimento.”

Focus

Mais uma vez apresentando forte piora, a produção industrial foi o estopim para uma nova correção para baixo das previsões do mercado para o PIB de 2015. A perspectiva de retração se aprofundou e passou de -0,58% para -0,66% no Relatório de Mercado Focus divulgado na manhã de hoje pelo Banco Central. Há quatro semanas, a estimativa ainda era de estabilidade de crescimento econômico. Esta foi a décima revisão seguida para baixo desse indicador. Para 2016, a expectativa segue um pouco mais otimista, apesar de também ter sido diminuída. A previsão de alta de 1,50% foi substituída pela de 1,40%.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.