Eleições

Dilma perde mais eleitores que Aécio do 1º para o 2º turno, mostra Datafolha

De acordo com o levantamento, a petista deve perder cerca de 6% de seus eleitores, enquanto o tucano só perde 2%

SÃO PAULO – Com as pesquisas mostrando cada vez mais uma vantagem de Aécio Neves (PSDB) sobre Dilma Rousseff (PT) na corrida eleitoral, um levantamento terminado na última quinta-feira (9) feito pelo Datafolha mostra que a atual presidente perdeu mais eleitores que o tucano na comparação entre primeiro e segundo turno.

De acordo com a pesquisa, 6% dos eleitores que disseram votar na petista no primeiro turno agora dizem que irão votar em Aécio Neves no próximo dia 26, enquanto o tucano “perdeu” apenas 2% de seus eleitores para Dilma. O levantamento ainda mostra que dos eleitores de Marina Silva (PSB) no primeiro turno, 66% dizem que vão votar em Aécio, enquanto 18% pretendem eleger a petista.

Diante disso, o cenário dos eleitores “fiéis” mostra Aécio na frente de Dilma também. Entre os que votaram na presidente no primeiro turno, 88% disseram que “com certeza” irão repetir o voto, enquanto para o tucano, este percentual atinge 91%. Entre os “dilmistas” 3% não sabem em quem irão votar, enquanto 2% ainda não se decidiram no caso do tucano.

PUBLICIDADE

O Datafolha ainda mostrou para onde vão os votos que Marina Silva teve no primeiro turno. De acordo com a pesquisa 66% destes eleitores devem votar em Aécio no segundo turno, enquanto 18% pretendem votar em Dilma. Outros 6% disseram votar em branco ou anular, enquanto 10% ainda não se decidiu. Para 47% dos eleitores, o candidato mais preparado para fazer as mudanças necessárias no País é o tucano, enquanto 42% acredita que este candidato é a Dilma.

Pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira mostrou Aécio e Dilma empatados tecnicamente, mas com o tucano numericamente à frente. Segundo o levantamento, o candidato do PSDB tem 51% dos votos válidos, enquanto Dilma tem 49% das intenções para o segundo turno.