Dilma pede que “cada um cumpra seu papel” sobre energia, diz Zimmermann

O secretário-executivo, Márcio Zimmermann, voltou a descartar a possibilidade de racionamento e disse que o quadro atual está dentro do planejado

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff reuniu-se na última terça-feira (8) com representantes do Ministério de Minas e Energia para discutir a situação energética do país e o risco de racionamento de energia e pediu que “cada um cumpra seu papel”, disse o secretário-executivo da pasta, Márcio Zimmermann, na noite da véspera.

O encontro foi um pedido do ministro Edison Lobão (Minas e Energia) em meio a incertezas quanto à capacidade do sistema elétrico de atender à demanda diante dos níveis baixos dos reservatórios das hidrelétricas, chuvas insuficientes para recompor os estoques e com o sistema de termelétricas – usado em momentos de estiagem – praticamente todo acionado.

Dilma pediu que “cada um cumpra seu papel” na questão, disse Zimmermann a jornalistas após o encontro, que serviu para atualizar a presidente sobre a situação. A reunião ocorreu no final da tarde de terça-feira, no Palácio do Alvorada, no retorno de Dilma a Brasília após 12 dias de férias na Bahia, e na véspera de reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) para avaliar a situação energética do país.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O secretário-executivo voltou a descartar a possibilidade de racionamento e disse que o quadro atual está dentro do planejado.

“Temos geração suficiente para atender ao mercado, ao contrário do que tem saído. Tudo que está ocorrendo está dentro da situação para a qual esse sistema foi planejado. Você opera (usina) térmica quando tem que operar, mas de qualquer forma você está com um equilíbrio estrutural”, disse ele.

Dilma já havia descartado em dezembro o risco de racionamento de energia, durante café da manhã com jornalistas em Brasília. “Acho ridículo dizer que o Brasil corre risco de racionamento de energia”, disse ela na ocasião.

Continua depois da publicidade

A presidente foi ministra de Minas e Energia no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e notabilizou-se por remodelar as regras do setor elétrico e garantir, nos últimos anos, a segurança do fornecimento de energia.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.