Dilma pede menos autoritarismo em manifestações; promete reforma política

Dilma fez pronunciamento na televisão nesta sexta-feira, após grandes manifestações no Brasil

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Dilma Rousseff prometeu reforma política, em pronunciamento na televisão nesta sexta-feira (21). A presidente também pediu menos violência e autoritarismo durante as manifestações que tomaram conta do País nos últimos dias.

“Estamos acompanhando com muita atenção, mostra a força da nossa democracia e o desejo da juventude por um País melhor, se aproveitarmos bem essa nova energia política, podemos fazer melhor e mais rápido coisas que a conjuntura política não nos permite”, afirmou a presidente. Ela lembra que o Brasil lutou muito para se tornar democrático e um estádio de direito. 

“A manifestação precisa ser feita de maneira pacífica e ordeira, não podemos deixar que uma minoria autoritária destrua o patrimônio público e traga caos aos principais centros urbanos”, destacou, pedindo que a violência não “envergonhe o País”. Para ela, a manifestação trouxe importantes lições para o Brasil, com a redução das tarifas e outras pautas prioritárias.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Reconhecendo que as manifestações se tornaram um ato contra “corrupção”, Dilma destacou que pretende “realizar uma enorme reforma política para aumentar a participação popular”. Na prática, isso deverá aumentar os mecanismos de controles dos brasileiros, através de mecanismos de democracia direta. 

Além disso, Dilma anunciou três medidas para transporte público, saúde e educação. Ela deverá conversar com o chefe dos outros poderes, governadores e prefeitos para aprovar o plano nacional de mobilidade urbana, além de formalizar a destinação de 100% dos royalties com o petróleo para a educação e trazer médicos, imediatamente, do exterior. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.