Dilma: não temos medida nenhuma para segurar o dólar

Declaração ocorre um dia após o governo ter reduzido a zero a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras para investidores estrangeiros em renda fixa

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira que o governo não tem medidas a tomar para segurar a valorização do dólar, um dia após o governo ter reduzido a zero a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para investidores estrangeiros em renda fixa.

Perguntada por uma jornalista se haveria mais medidas para segurar o dólar, Dilma respondeu: “Nós não temos medida nenhuma para segurar o dólar, eu queria informar que esse país adota o regime de câmbio flexível”.

A presidente falou brevemente a jornalistas após cerimônia no Palácio do Planalto.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O dólar –após ter caído 2% no começo dos negócios nesta quarta-feira, em reação à medida do IOF– inverteu o sinal e passou a subir no fim da manhã, ganhando força após a declaração de Dilma.

Ao anunciar a queda do IOF para aplicações estrangeiras em renda fixa no Brasil na terça-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a medida foi tomada diante da possível redução de liquidez internacional.

Essa menor liquidez ocorreria com a potencial redução do programa de estímulos do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, via compra de títulos de dívida.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.