Dilma não agiu nas pedaladas, mas atuou para liberar créditos, diz perícia do Senado

Na avaliação dos técnicos, três dos quatro decretos de crédito em análise "promoveram alterações na programação orçamentária incompatíveis com a obtenção da meta de resultado primário vigente à época da edição"

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Uma perícia realizada a pedido da comissão do impeachment do Senado disse não haver controvérsia com relação ao fato de a presidente afastada Dilma Rousseff ter agido para liberar créditos suplementares sem o aval do Congresso, manobra considerada irregular que embasou o pedido de impeachment aceito para julgamento pelos parlamentares.

As informações foram dadas pelo portal do jornal Folha de S. Paulo nesta segunda-feira. Segundo os jornalistas Leandro Colon e Mariana Haubert, no entanto, não teria sido identificada ação da petista nas “pedaladas fiscais”.

Na avaliação dos técnicos, três dos quatro decretos de crédito em análise “promoveram alterações na programação orçamentária incompatíveis com a obtenção da meta de resultado primário vigente à época da edição”, e contaram com “ato comissivo” de Dilma. Para eles, esses créditos deveriam ter tido “autorização prévia” do Congresso.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O laudo, entretanto, diz não identificar ação da presidente afastada nas chamadas “pedaladas fiscais”, realizadas a partir do atraso nos pagamentos referentes ao Plano Safra.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.