Dilma mostra irritação se recusa a comentar relação do Planalto na CPI da Petrobras

"Eu acho extraordinário, primeiro que o Palácio do Planalto não é expert em petróleo e gás. A expert é a Petrobras", afirmou

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A presidente Dilma Rousseff (PT) mostrou irritação e recusou-se a comentar a matéria de hoje da Folha de S. Paulo, em que informa que os assessores do Palácio do Planalto teriam orientado a atuação de dirigentes da Petrobras (PETR3;PETR4) e da liderança do PT no Senado durante a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre a estatal. 

Folha de S. Paulo destacou em matéria que os assessores do Palácio do Planalto coordenaram a atuação da estatal e da liderança do PT no Senado durante as investigações da CPI para examinar os negócios da estatal. Segundo o jornal, o número 2 do ministro Ricardo Berzoini, chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Planalto, Luiz Azevedo, foi escalado para fazer a interlocução com a empresa estatal e, assim, evitar que o trabalho da CPI atingisse a atual diretoria da estatal. O Planalto teria destacado ainda Paulo Argenta, outro assessor de Berzoini.

E Dilma reagiu: “eu acho extraordinário, primeiro que o Palácio do Planalto não é expert em petróleo e gás. A expert é a Petrobras. Eu queria saber quem elabora perguntas de petróleo e gás para a oposição. Não é o Palácio do Planalto nem nenhuma sede do partido que sabe das perguntas. Quem sabe das perguntas só tem um lugar no Brasil, eu diria vários lugares, a Petrobras e todas as empresas de petróleo e gás. É um setor altamente especializado e complexo tecnicamente. Eu acho estarrecedor que seja necessário alguém de fora da Petrobras formular perguntas para ela”, disse a presidente, em declaração feita durante entrevista realizada na CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) .

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A presidente ainda mostrou incômodo com uma pergunta sobre a possibilidade do TCU (Tribunal de Contas da União) bloquear os bens da presidente da Petrobras, Graça Foster. “Você já julgou, querida? Se não houve julgamento, não gera constrangimento nenhum, peço que não faça uma pergunta sobre um julgamento de uma Corte que ainda não houve”, afirmou em resposta à jornalista que fez o questionamento. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.