Dilma incumbiu Mercadante para demonstrar “profunda insatisfação” com declaração de Levy

Levy disse, na semana passada, em inglês, que "há um desejo genuíno da presidente acertar", mas ela "não o faz da maneira mais eficaz" nem da "maneira mais fácil"

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após a declaração polêmica do ministro da Fazenda Joaquim Levy sobre a presidente Dilma Rousseff, que reverberou no último final de semana, o destaque fica para a repercussão dentro e fora do governo sobre a declaração.

De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, a presidente Dilma Rousseff escalou o ministro chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para manifestar a sua “profunda insatisfação” com as declarações do titular da Fazenda. Ele disse, na semana passada, em inglês, que “há um desejo genuíno da presidente acertar”, mas ela “não o faz da maneira mais eficaz” nem da “maneira mais fácil”. Mercadante, segundo o jornal, telefonou a Levy para comunicar a irritação da presidente.  

O ministro da Fazenda disse, por meio de nota, que não fez críticas à presidente e lamentou que ” a frase tenha sido tirada do contexto”. Porém, em meio à repercussão negativa dos comentários, ele passou o fim de semana costurando milimetricamente um discurso para apresentar na CAR (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado amanhã, segundo informações do jornal O Globo

Joaquim Levy irá ao Congresso no momento em que se intensificam os questionamentos entre os parlamentares sobre o alcance e a eficácia daquilo que alguns senadores têm chamado de Plano Levy. Tais explicações foram uma exigência de líderes do Senado para adiar a votação do projeto que dá ao governo federal prazo de 30 dias para repactuar as dívidas dos estados e municípios, reduzindo o seu indexador.

Vale ressaltar ainda que as últimas declarações de Levy vão aumentar as contestações sobre o ajuste fiscal, tanto frente à situação quanto da oposição. Para o senador José Serra (PSDB), a declaração de Levy “corrói ainda mais a credibilidade do governo”.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.