Dilma e Obama têm encontro na Casa Branca nesta segunda-feira

Acordos de cooperação bilateral, crise econômica internacional e política monetária dos EUA devem ser alguns temas em discussão

Mariana Mandrote

Publicidade

SÃO PAULO – A presidente Dilma Rousseff se reúne nesta segunda-feira (9), a partir das 12h45 (horário de Brasília) com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na Casa Branca, em Washington. Os líderes políticos farão uma declaração a imprensa ao fim do encontro.

Os temas em discussão incluem pelo menos dez acordos de cooperação bilateral, nas áreas de ciência, tecnologia, energia e cultura, além de assuntos como a crise econômica internacional, a Conferência Rio+20 e questões de direitos humanos, conforme noticia a Agência Brasil.

O encontro entre Dilma e Obama mostra o interesse dos EUA no Brasil, reflexo do crescente consenso global de que o País deixou para trás sua história de colapsos econômicos e vai desempenhar um papel cada vez mais importante em assuntos mundiais.

Continua depois da publicidade

Do outro lado da moeda, jornais internacionais consideram que Dilma pode estar em busca de respeito, uma vez que o Brasil têm procurado ser tratado como parceiro dos Estados Unidos e ser consultado sobre importantes questões regionais desde 1960, quando o presidente norte-americano Dwight Eisenhower visitou o País.

Temas do encontro
Conforme agências internacionais, durante a reunião o governo norte-americano provavelmente buscará apoio do Brasil em questões regionais, antes de uma cúpula de líderes das Américas marcada para os próximos dia 14 e 15 na Colômbia. Enquanto isso, Dilma vai tentar convencer Obama a participar da Rio+20, em junho.

Ao mesmo tempo, a expectativa é de que Dilma critique a política monetária norte-americana, considerada por muitas economias emergentes como causadora de desequilíbrios, como moedas supervalorizadas e bolhas de ativos. Quanto a antigas questões de comércio bilateral, não são esperados grandes avanços.

Rumo a Boston
Na terça-feira, Dilma viaja Boston, onde vai visitar o instituto de Tecnologia de Masschusetts, mais conhecido como MIT, e se reunirá com bolsistas brasileiros que estudam na Universidade de Harvard.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.