Dilma e Aécio empatariam no segundo turno, aponta Datafolha

Petista mantém dianteira no primeiro turno, com 36% das intenções de voto, frente aos 20% de Aécio e aos 8% de Campos.

Marcello Ribeiro Silva

Publicidade

São Paulo – A presidente Dilma Rousseff manteve a liderança na mais recente pesquisa de intenção de voto divulgada há pouco pelo instituto Datafolha. Apesar do cenário favorável, a vantagem que a petista sustentava sobre Aécio Neves (PSDB) na simulação de uma disputa no segundo turno voltou a diminuir e eles aparecem tecnicamente empatados. 

Segundo o levantamento, a candidata à reeleição tem 36% das intenções de voto, ante 20% de Aécio e 8% de Eduardo Campos, do PSB. Na leitura anterior, publicada no início do mês, Dilma detinha 38% de apoio, enquanto Aécio e Campos apareciam com 20% e 9%, respectivamente. 

Numa eventual disputa de segundo turno, a petista teria 44% dos votos, enquanto Aécio atingiria 40% de apoio popular. Ambos estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Se o seu adversário no segundo turno fosse Campos, Dilma teria 45% das intenções de voto, enquanto o ex-governador de Pernambuco apareceria com 38%. Esta foi a menor diferença entre eles, considerando as nove leituras feitas pelo instituto de pesquisa desde agosto do ano passado.

Realizada entre 15 de julho e 16 de julho, a pesquisa do instituto Datafolha escutou 5.377 eleitores, distribuídos entre 223 cidades. 

Dilma: Avaliação ruim cada vez maior

Continua depois da publicidade

A pesquisa ainda mostrou que o número de eleitores que avaliam a gestão de Dilma como ruim ou péssima aumentou. No total, 29% dos entrevistados desaprovam o governo da petista, que representa o maior percentual de ruim ou péssimo desde o início da gestão da presidente. Por outro lado, 32% do eleitorado considera o governo atual bom ou ótimo, mesmo nível registrado em junho do ano passado, logo após a onda de manifestações pelo Brasil.