Dilma é a melhor no horário político, mas um terço dos eleitores não assistem

Segunda pesquisa MDA divulgada nesta terça-feira, 34% dos eleitores não acompanham propaganda política

Leonardo Silva

Disputa eleitoral teve grande influência no indicador neste mês

Publicidade

SÃO PAULO – Hoje, a CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgou a pesquisa eleitoral MDA com as intenções de voto e outros diversos aspectos sobre as eleições que acontece em outubro.

Além dos candidatos que os eleitores irão votar e aprovação do governo, o instituito analisou a frequência com que os brasileiros assistem e escutam o horário eleitoral gratuito e qual candidato os eleitores consideram como o “vencedor” durante as propragandas. 

Segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (23), apenas 14% dos eleitores acompanham todos os dias o horário eleitoral, enquanto 18% assistem ou escutam alguns dias por semana. Mas a grande maioria não acompanha com muita frequência as propagandas eleitorais – 32,5% dos eleitores assistem ou escutam poucos dias por semana, enquanto 34,40% não acompanha o horário eleitoral. 

Continua depois da publicidade

De todos os entrevistados, apenas 0,2% não sabem ou não responderam. 

Em relação ao candidato considerado como melhor no horário político, segundo quem assistiu ou ouviu, Dilma Rousseff, do PT, leva ampla vantagem sobre seus adversários. Segundo pesquisa MDA, a atual presidente do Brasil foi considerada por 36,3% dos eleitores que acompanham o horário eleitoral como a candidata com melhor desempenho. 

Logo atrás aparacem os candidatos Marina Silva, do PSB, e Aécio Neves, do PSDB, com 23% e 20,9%, respectivamente. Em 4º lugar, os candidatos consideraram Luciana Genro, do PSOL, com melhor desempenho no horário político. 

Todos os outros candidatos somaram 1,3%, enquanto nenhum candidato atingiu 1,7%. Não sabem ou não responderam representam 15,2% das opiniões dos eleitores. 

Intenções de Voto
Segundo os dados apresentados, Dilma subiu de 30,9% para 31,4% na pesquisa espontânea, enquanto Marina caiu de 25,8% para 23% de Marina Silva. Aécio Neves (PSDB) mostrou um forte crescimento de 4,3 pontos percentuais, chegando a 14,4% das intenções de voto, e permanece na 3ª posição. 

Luciana Genro (PSol) pontuou 0,7%, Pastor Everaldo (PSC) aparece com 0,4% e os outros candidatos com 0,7%. Os eleitores que não sabem ou não responderam à pergunta para primeiro turno somaram 9,3%. Com a possibilidade de uma resposta múltipla, Marina aparece em primeiro lugar, com 34,8%, seguida por Dilma, com 33,7%. Em terceiro vem Aécio, citado por 28,9% dos eleitores.

Dilma e Marina “empatadas” no 2° turno
No cenário simulado de segundo turno entre PT e PSB, o empate técnico persiste mas com Dilma na frente de Marina: 42% a 41%. Na pesquisa anterior, a ambientalista tinha 45,5% das intenções de voto, contra 42,7% da petista.

Na disputa com Aécio Neves, ambas candidatas mantém vantagem. Dilma Rousseff venceria o tucano por 45,5% a 36,5%, enquanto Marina Silva aparece com 43,1%, contra 32,9% do candidato do PSDB.