Bala na agulha

Dilma deve anunciar nova equipe econômica até amanhã, diz jornal

Segundo reportagem de O Globo, Tombini é o mais cotado para assumir o Ministério da Fazenda; favoritismo do presidente do BC se deve à credibilidade dele junto ao mercado financeiro.

SÃO PAULO – A presidente Dilma Rousseff deve anunciar a composição da equipe econômica de seu segundo mandato até amanhã, segundo informou reportagem do jornal O Globo. O presidente do banco central, Alexandre Tombini, é o mais cotado para assumir o Ministério da Fazenda, revelou a publicação, citando pessoas próximas à petista.

De acordo com a reportagem, o favoritismo de Tombini para assumir a pasta, que hoje é comandada por Guido Mantega, se deve à credibilidade dele junto ao mercado financeiro e para cumprir determinações do Palácio. 

Ciente da resistência de Dilma à indicação de Henrique Meirelles, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria defendido a nomeação de Luiz Carlos Trabuco para a Fazenda e de Nelson Barbosa para o Planejamento.

PUBLICIDADE

Diante dos escândalos de corrupção envolvendo a Petrobras, a presidente deve adiar outras nomeações ministeriais. Ainda assim, todos os novos ministros devem ser anunciados por Dilma antes do início do seu segundo mandato.