Dilma critica proposta e diz que vender Eletrobras elevará conta de luz e criará risco de ‘apagão’

"Vender a Eletrobras é abrir mão da segurança energética.Como ocorreu em 2001, no governo FHC, significa deixar o País sujeito à apagões", afirmou pelo Twitter

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O mercado acionário comemora a notícia de que a Eletrobras (ELET3;ELET6) pode ser privatizada – mas há uma pessoa que não está nem um pouco contente com isso: a ex-presidente Dilma Rousseff. Em alguns posts no Twitter, a petista criticou a proposta de “desestatização” da companhia de geração e transmissão feita pelo Ministério de Minas e Energia. 

A ex-presidente afirmou que a medida resultará em uma conta de luz mais cara para o consumidor e também deixaria o país sujeito a ‘apagões’, como os ocorridos em 2001, no governo de Fernando Henrique Cardoso, quando as interrupções no fornecimento levaram ao racionamento de energia. 

“Vender a Eletrobras é abrir mão da segurança energética.Como ocorreu em 2001, no governo FHC, significa deixar o País sujeito à apagões”, afirmou. Em seguida, ela criticou o governo ao afirmar que, “depois da farra da compra de votos, o governo ilegítimo anuncia meta irreal e quer vender o patrimônio do povo brasileiro para cumpri-la…”

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em outro post, ela afirmou que o governo pretende vender a estatal na “bacia das almas”: “já entregaram as termelétricas da Petrobras. Pretendem vender na bacia das almas nossas principais hidrelétricas e linhas de transmissão”. “O resultado é um só: o consumidor vai pagar uma conta de luz estratosférica por uma energia que não terá fornecimento garantido”, concluiu. 

Vale destacar que, em setembro de 2012, o governo Dilma Rousseff anunciou a Medida Provisória 579, que previa redução do custo de energia em torno de 20,2% em média para o consumidor final, mas que acabou levando à alta na conta de luz tempos depois. O risco regulatório e a maneira como este corte foi feito também aumentou os temores do mercado, levando à fuga dos ativos do setor.   

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.