Dilma critica gestão do presidente FHC e diz que Lula deixa “herança bendita”

Dilma se emociona ao falar que os brasileiros não vão "deixar de escapar de suas mãos" as conquistas do governo Lula

Tainara Machado

Publicidade

SÃO PAULO – A ministra da Casa Civil e pré-candidata à Presidência, Dilma Rousseff, criticou a gestão de Fernando Henrique Cardoso à frente do governo brasileiro, comparando a gestão dele à de Lula, um tom que deve ser muito usado durante a próxima campanha presidencial.

Em um de seus últimos eventos no cargo, a ministra inaugurou o PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento 2), que será uma das principais bandeiras de seu governo, e disse que o sucessor do atual presidente irá encontrar uma “herança bendita”.

A frase é uma alusão a uma declaração de Lula, que disse ter recebido uma “herança maldita” do PSDB quando assumiu o governo, em 2002. Para Dilma Rousseff, os oito anos do governo de FHC foram de “estagnação”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Atravessamos o deserto da estagnação. O Brasil retomou a rota do desenvolvimento. Mas o governo Lula, um governo do qual nos orgulhamos muito de fazer parte, não aceita outro caminho que não seja o do desenvolvimento com distribuição de renda. Esse é o Brasil que o senhor, presidente Lula, reconstruiu para todos nós. E que os brasileiros não deixarão escapar mais de suas mãos”, afirmou emocionada.

Estado mínimo
Para Dilma, a gestão de Fernando Henrique Cardoso também pode ser caracterizada como o tempo do Estado mínimo, ou o Estado do não, já que para a ministra, entre os defeitos da administração, estavam a ausência de planejamento estratégico, falta de alianças com o setor privado, pouco investimento público, entre outras críticas.

Como Dilma disputará as próximas eleições, ela deve se descompatibilizar do cargo até o dia 3 de abril. Quem deve assumir a coordenação do PAC após a sua saída é Miriam Belchior, atualmente subchefe de articulação e monitoramento da Casa Civil.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.