Dilma considera chamar Henrique Meirelles para substituir Mantega, diz blog da Veja

O convite pode ser feito nos próximos dias, no final do primeiro turno ou entre o primeiro e o segundo; Canuto e Nelson Barbosa também já foram considerados

Lara Rizério

SÃO PAULO – Após anunciar a saída de Guido Mantega caso seja reeleita, a presidente Dilma Rousseff estaria considerando anunciar Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central durante o governo Lula e que fez carreira no BankBoston, para o Ministério da Fazenda em um eventual segundo mandato.

Publicidade

De acordo com o blog Veja Mercados, da revista Veja, esquentaram nos últimos dias as conversas que podem levar um convite de Dilma a Meirelles. Quem estaria fazendo a intermediação seria Lula, que convenceu Dilma que é preciso acalmar os mercados. O convite pode ser feito nos próximos dias, no final do primeiro turno ou entre o primeiro e o segundo. E o fato de Meirelles ser no mercado financeiro pode ser mais positivo para “vender melhor o Brasil mundo afora”.

Vale ressaltar que outros nomes foram sondados para substituir Mantega, de acordo com o Valor Econômico e com a Folha de S. Paulo. Seriam eles Otaviano Canuto, secretário de Assuntos Internacionais da Fazenda no governo Lula e há 11 anos no Banco Mundial e Nelson Barbosa, ex-secretário executivo da fazenda que saiu do cargo em meio a um atrito com o atual ministro. 

E, de acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo do começo do mês, em meio à aproximação da presidenciável Marina Silva (PSB) com o setor financeiro, o ex-presidente Lula foi acionado para evitar que Meirelles declarasse voto na candidata do PSB para presidente.

Continua depois da publicidade


Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.