Em possível 2º mandato

Dilma considera chamar Henrique Meirelles para substituir Mantega, diz blog da Veja

O convite pode ser feito nos próximos dias, no final do primeiro turno ou entre o primeiro e o segundo; Canuto e Nelson Barbosa também já foram considerados

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Após anunciar a saída de Guido Mantega caso seja reeleita, a presidente Dilma Rousseff estaria considerando anunciar Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central durante o governo Lula e que fez carreira no BankBoston, para o Ministério da Fazenda em um eventual segundo mandato.

De acordo com o blog Veja Mercados, da revista Veja, esquentaram nos últimos dias as conversas que podem levar um convite de Dilma a Meirelles. Quem estaria fazendo a intermediação seria Lula, que convenceu Dilma que é preciso acalmar os mercados. O convite pode ser feito nos próximos dias, no final do primeiro turno ou entre o primeiro e o segundo. E o fato de Meirelles ser no mercado financeiro pode ser mais positivo para “vender melhor o Brasil mundo afora”.

Vale ressaltar que outros nomes foram sondados para substituir Mantega, de acordo com o Valor Econômico e com a Folha de S. Paulo. Seriam eles Otaviano Canuto, secretário de Assuntos Internacionais da Fazenda no governo Lula e há 11 anos no Banco Mundial e Nelson Barbosa, ex-secretário executivo da fazenda que saiu do cargo em meio a um atrito com o atual ministro. 

E, de acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo do começo do mês, em meio à aproximação da presidenciável Marina Silva (PSB) com o setor financeiro, o ex-presidente Lula foi acionado para evitar que Meirelles declarasse voto na candidata do PSB para presidente.

Aprenda a investir na bolsa