Dilma cede ao PR e Borges sai dos Transportes e assume Secretaria dos Portos

O ministro deixa o cargo sob pressão de seu próprio partido, o PR, que informou ao governo na véspera que não via a legenda representada por Borges no ministério

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff tirou César Borges do comando do Ministério dos Transportes nesta quarta-feira e o colocou à frente da Secretaria de Portos, apontando o ex-ministro Paulo Sérgio Passos novamente para comandar a pasta, informou o Palácio do Planalto em nota.

O ministro deixa o cargo sob pressão de seu próprio partido, o PR, que informou ao governo na véspera que não via a legenda representada por Borges no ministério. O ministro foi comunicado da mudança nesta manhã, em reunião com a presidente no Palácio do Alvorada, informou mais cedo à Reuters uma fonte do governo.

Passos, também filiado ao PR, deixa a presidência da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) para assumir o Ministério dos Transportes.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A pressão sobre o governo em relação ao cargo ocorre num momento em que a direção do PR está para decidir se irá apoiar formalmente a reeleição de Dilma, garantindo mais tempo para a propaganda eleitoral de TV da petista.

Há pouco mais de um ano no cargo, Borges ganhou a confiança de Dilma e, entre outras tarefas, vinha conduzindo o processo de concessão de rodovias federais à iniciativa privada, iniciado em 2013.

A Secretaria de Portos, para onde Dilma decidiu transferi-lo, também está prestes a iniciar um processo de concessões à iniciativa privada. O governo tenta há meses destravar no Tribunal de Contas da União (TCU) o arrendamento de áreas no porto de Santos e em portos do Pará.

Continua depois da publicidade

A Secretária de Portos anunciou em nota que o atual secretário, Antonio Henrique Silveira, de perfil técnico, permanecerá na pasta como secretário-executivo, conforme havia antecipado a Reuters.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.