Dilma assina concessão de Confins e espera melhoria de serviços

O consórcio formado pela CCR e pelas operadoras Flughafen Munchen e Flughafen Zürich AG foi o vencedor da concessão do aeroporto mineiro no leilão realizado no ano passado

Reuters

Passageiros no aeroporto de Guarulhos, em SP

Publicidade

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira, ao assinar o contrato de concessão do aeroporto de Confins, em Minas Gerais, esperar que a parceria com a iniciativa privada nos principais aeroportos do país melhore a qualidade dos serviços.

O consórcio formado pela CCR (CCRO3) e pelas operadoras Flughafen Munchen e Flughafen Zürich AG foi o vencedor da concessão do aeroporto mineiro no leilão realizado no ano passado.

Com a assinatura desta segunda, tem início o processo de transição na administração do aeroporto, mas a Infraero permanece como a responsável nos próximos cinco meses, quando a concessionária irá assumir as operações juntamente com a estatal por três meses, para apenas após esse período assumir totalmente a administração do aeroporto.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O nosso propósito é que a Infraero se expanda e se expanda no sentido qualitativo da palavra. Queremos ela como protagonista desse processo de modernização”, disse Dilma durante a cerimônia de assinatura no Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

De acordo com as regras de concessão, a Infraero permanece com 49 por cento dos aeroportos concedidos. Por meio dessa participação, o governo federal espera que a estatal absorva as inovações em gestão aeroportuária implantadas por empresas estrangeiras e as aplique em aeroportos não concedidos.

A qualidade dos serviços prestados nos aeroportos brasileiros, em especial diante do forte crescimento do setor na última década, tem sido alvo de críticas às vésperas de o país sediar a Copa do Mundo.

Continua depois da publicidade

“Vamos ter de dar um salto de qualidade na gestão. Para isso essas concessões são fundamentais. As concessões vão trazer esse saber”, disse Dilma. “Essa relação entre a concessionária privada que é composta por empresas nacionais e internacionais será extremamente benéfica”, disse.

De acordo com o governo, o dinheiro obtido com a outorga dos aeroportos concedidos será aplicado na implantação de 270 novos aeroportos regionais, que serão operados pela Infraero.

Na semana passada o governo assinou o contrato de concessão do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, que também foi leiloado em novembro do ano passado. O consórcio Aeroportos do Futuro, formado pelas empresas Odebrecht e Changi, foi o vencedor.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.