Dilma amplia vantagem e Aécio encosta em Marina no 1º turno, mostra Vox Populi

No segundo turno, a petista abriu vantagem sobre Marina e agora ganharia de 46% contra 39%; Dilma lidera os votos em todas as regiões do País

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após a pesquisa Ibope, esta terça-feira (23) teve a divulgação da nova Vox Populi, apresentada pela Rede Record. No primeiro turno, Dilma Rousseff (PT) tem 40%, contra 22% de Marina Silva (PSB). Diferente do Ibope mais cedo, esta pesquisa mostra o candidato do PSDB, Aécio Neves mais próximo da pessebista e agora tem 17%.

Já os votos brancos e nulos atingiram 6%, enquanto os eleitores indecisos totalizaram 12%. Entre os “nanicos”, os candidatos Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) têm 1% cada um. Eduardo Jorge (PV), Mauro Iasi (PCB), Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO) e Levy Fidelix (PRTB) não atingiram o 1%.

O instituto de pesquisa fez duas simulações de segundo turno e a candidata do PT venceria tanto Marina quanto Aécio. Em um eventual segundo turno contra Marina, Dilma teria 46% dos votos, contra 39% da pessebista. Neste cenário, 9% dos votos seriam brancos ou nulos e 6% do eleitorado estaria indeciso. Com margem de erro de 2,2 pontos percentuais, a ex-senadora não alcançaria a candidata à reeleição.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Se enfrentasse Aécio, a petista somaria 49% das intenções de voto, frente à 34% do presidenciável tucano. Os votos brancos e nulos totalizariam 10%. No total, 7% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa levou em conta 2.000 entrevistas feitas com eleitores, entre o último sábado e domingo, em 147 cidades do País. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00733/2014.

Voto por região
Separando os votos por região, Dilma está na frente de Aécio e Marina em todas as áreas. No Sudeste, onde estão os dois maiores colégios eleitorais do País, a petista tem 37%, contra 30% de Marina e 20% do tucano. Os outros candidatos têm 3%, os votos brancos e nulos são 8% e os eleitores que não sabem ou não responderam totalizam 16%.

Continua depois da publicidade

No Sul, Dilma tem 37% dos votos, ante 23% de Marina e 19% de Aécio. No Nordeste, a petista tem 55%, seguida por Marina, com 22%, enquanto Aécio registra 8%. Por fim, no Centro-Oeste/Norte, Dilma chega a 44% das intenções de voto, contra 23% de Aécio e 20% de Marina.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.