Dia do Trabalho na Europa é marcado por manifestações contra corte orçamentário

Espanha, Grécia, Portugal e França viram suas populações protestarem contra medidas de austeridade de seus governos

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Boa parte da população dos países da Europa mais afetados pela crise foi às ruas para protestar contra os governos, em meio às celebrações do Dia do Trabalho nessa terça-feira (1). Os manifestantes pressionam os políticos para que desistam dos cortes orçamentários e do aumento de impostos, usados como meios para resolver o problema da crise soberana na região.

Na Espanha, manifestantes protestavam contra os planos oficiais de corte de gastos e de reformas no mercado de trabalho. Contudo, não há sinal de que as demonstrações opositoras da população pressionem o governo a reverter essas medidas, já que ele possui sólida maioria no Parlamento.

Já na Grécia, os alvos de protesto eram os dois principais partidos políticos da Grécia, o socialista Pasok e o conservador Nova Democracia. A polícia do país estima que cerca de quatro mil pessoas participaram da manifestações que tomaram as ruas de Atenas. Com os protestos, os serviços de transporte público em torno de Atenas foram interrompidos parcialmente, enquanto os serviços de balsas para as ilhas do país foi restringido por uma greve dos trabalhadores marítimos. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Enquanto isso, vários comícios foram realizados na França, onde os eleitores decidirão quem será o novo presidente do país no próximo domingo (6). Já em Portugal, as duas principais confederações trabalhistas realizaram protestos, prometendo aumentar as manifestações contra novas medidas de austeridade para redução do déficit público. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.