Dia das Mães: varejo de shopping registrou alta de 4% no fluxo de consumidores

Na análise por regiões, os shopping centers do Nordeste registraram o maior crescimento, de 10%

SÃO PAULO – O varejo de shopping apresentou alta de 4% no fluxo de consumidores, na semana que antecedeu o  Dia das Mães deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

O índice registrado no período foi de 104 pontos, valor superior ao indicador apontado em 2009: 100 pontos.

Os dados são do indicador da atividade comercial de shopping, denominado MercadoFlux, que é medido pelo Ibope Inteligência e revela o desempenho, o aquecimento e a movimentação do setor.

PUBLICIDADE

O resultado é calculado com base na análise cruzada de múltiplas variáveis, como fluxo de consumidores, potencial de consumo qualificado para produtos comercializados em shopping, demografia da região e características estruturais de cada shopping. Ele pode ser utilizado por lojistas para que analisem o desempenho do setor no que se refere a vendas, faturamento e fluxo de clientes no período em questão.

Por região
Na análise por regiões, os shopping centers do Nordeste registraram o maior crescimento, de 10%. Segundo o levantamento, essa expansão, entretanto, reflete a queda acentuada registrada na região no período anterior.

“Em 2010, a região recuperou parte do volume dos clientes perdidos em 2009”, afirma o diretor de Geonegócios do Ibope Inteligência, Antônio Carlos Ruótolo.

Já na região Sudeste, o crescimento foi de 3,6%. Nas regiões Sul e Centro-Oeste, os resultados foram negativos, pois o fluxo médio de consumidores na semana do Dia das Mães em 2010 foi inferior ao registrado em 2009.