Dia das crianças: varejo registra queda nas vendas no fim de semana

Em São Paulo, porém, as vendas aumentaram 1,8%. Paulistano deixou de viajar para votar e acabou fazendo compras

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – No último fim de semana que antecede o Dia das Crianças, entre 3 e 5 de outubro deste ano, o indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio para o Dia das Crianças apontou queda nas vendas de 1,3%, na comparação com o período equivalente do ano passado (5 a 7 de outubro).

Contraditoriamente, na cidade de São Paulo, o Dia das Crianças incrementou as vendas do comércio, que cresceram 1,8% no mesmo fim de semana, na mesma base comparativa.

Eleições podem ser a causa

Na opinião dos técnicos da Serasa, a eleição contribuiu para a queda das vendas do comércio em todas as regiões do País, de uma maneira geral.

Aprenda a investir na bolsa

Por outro lado, os paulistanos que costumam viajar nos fins de semana tiveram que ficar na cidade por conta das eleições. Eles podem ter aproveitado para ir ao shopping e adiantar as compras da data comemorativa.

O Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa, o único de alcance nacional.

Foram consideradas as consultas realizadas no período de 3 a 5 de outubro de 2008 e comparadas às consultas realizadas no período de 5 a 7 de outubro de 2007. A Serasa, uma empresa do grupo Experian, atende 4 milhões de consultas por dia, de todos os segmentos da economia.