Desembolsos do BNDES sobem 35% no 1º bimestre, impulsionados por infraestrutura

"O desempenho reflete os desembolsos aos segmentos de transportes, relacionados às concessões de aeroportos, rodovias e investimentos em metrô", afirmou o banco público

Reuters

Sede do BNDES, no Centro do Rio de Janeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Os desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no primeiro bimestre de 2014 somaram 28,5 bilhões de reais, uma alta de 35 por cento ante o mesmo período de 2013, em resultado impulsionado pelo segmento de infraestrutura.

Houve um crescimento de 82 por cento nos desembolsos para o setor de infraestrutura nos primeiros dois meses do ano, somando 9,8 bilhões de reais, informou o banco em comunicado nesta quinta-feira.

“O bom desempenho reflete, em grande parte, os desembolsos aos segmentos de transportes (logística), relacionados às concessões de aeroportos, rodovias e investimentos em metrô, principalmente”, informou o BNDES.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As liberações da linha BNDES Finame somaram 14,1 bilhões de reais, para aquisição de máquinas e equipamentos, ônibus e caminhões, principalmente — aumento de 38,2 por cento.

Já para as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), o BNDES destinou 11,5 bilhões no primeiro bimestre, com a realização de 165,8 mil operações, respondendo por 41 por cento das liberações totais do banco.

Na indústria, houve alta de 25 por cento nos desembolsos, a 8,5 bilhões de reais, com destaque para os segmentos de química e petroquímica e material de transporte.

Continua depois da publicidade

Em direção oposta aos desembolsos, as aprovações, as consultas e os enquadramentos registraram recuos na comparação bimestral. As aprovações caíram 18 por cento, para 20,8 bilhões. As consultas recuaram 21 por cento, para 17,7 bilhões; e os enquadramentos caíram 4 por cento, a 26,8 bilhões de reais.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.