Descontentamento com carga tributária cresce entre brasileiros

O índice de desaprovação atingiu 69% este mês, contra 67% em setembro, de acordo com a Pesquisa CNI-Ibope

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – O descontentamento dos brasileiros com relação à carga tributária cresceu em três meses, o que mostra que a atuação do governo com relação ao assunto tem desapontado os cidadãos, de acordo com a Pesquisa CNI-Ibope divulgada nesta quarta-feira (12).

O levantamento, realizado com 2.002 pessoas entre os dias 30 de novembro e 05 de dezembro, mostra que o índice de desaprovação à política de impostos atingiu 69%, contra 67% em setembro deste ano e 68% em setembro de 2006.

O movimento ocorre durante debate sobre a prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), imposto rejeitado pela maioria dos brasileiros.

Continua depois da publicidade

Desemprego e taxa de juros

Quando o questionamento é em relação ao desemprego, o índice de desaprovação da atuação do governo é de 51%. Na última pesquisa, o percentual era de 53%.

Em relação à taxa de juros, o indicador de desaprovação se manteve em 59% de setembro para dezembro deste ano. A pesquisa aponta ainda o descontentamento dos brasileiros com a atuação do governo em relação ao combate da inflação: o percentual ficou em 49% em dezembro, assim como em setembro deste ano.

Em meio a uma grande discussão sobre aquecimento global e problemas ambientais, o governo obteve desaprovação de 44% dos entrevistados em dezembro, ante 47% em setembro. Por outro lado, o contentamento com as ações públicas relacionadas ao meio ambiente subiu de 47% para 50% no período analisado.

Metas para 2008

Para os brasileiros, reduzir a carga tributária é a quarta principal tarefa do Governo para 2008, atrás somente de melhorar o salário mínimo, as áreas de saúde e educação e combater a criminalidade. De acordo com a pesquisa, no embalo das discussões sobre carga tributária, a questão dos impostos tem ganhado peso ao longo dos últimos meses.

Indicada entre as principais tarefas do governo, a redução dos impostos aparece à frente de problemas enfrentados diariamente pelos brasileiros, como os relacionados ao transporte urbano e habitação.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.