Descoberta corrupção na equipe do premiê Shinzo Abe

O ministro porta-voz do Governo, Yasuhisa Shiozaki, terá de explicar porque um de seus assessores desviou 6,3 milhões de ienes

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Foi descoberto no Japão um novo caso de corrupção envolvendo a equipe do premiê Shinzo Abe. Desta vez, o ministro porta-voz do Governo, Yasuhisa Shiozaki, terá de explicar porque um de seus assessores desviou 6,3 milhões de ienes, equivalente a US$ 55 mil.

O dinheiro foi retirado dos cofres do Partido Liberal Democrático, ao qual pertence o primeiro ministro do Japão.

O desvio, que aconteceu em 2005, pode atrapalhar os planos de Shiozaki – apesar de não ter sido comprovada nenhuma participação dele no caso – cotado para assumir o cargo de ministro das Relações Exteriores na reforma do gabinete de Abe, que será anunciada na próxima semana.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fraude

Assessores do ministro afirmaram que o acusado da fraude registrou duas vezes – nos livros de contabilidade – uma despesa de 6,3 milhões de ienes como se fossem gastos da campanha. No entanto, o dinheiro teria sido gasto com despesas pessoais.

Três ministros japoneses já pediram demissão e um se suicidou em razão de uma série de escândalos financeiros descobertos no Japão. O mais recente havia sido um caso de corrupção do ministro da Agricultura, Norihiko Akagi, que foi cassado há cerca de um mês, acusado de ter cometido irregularidades.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.