Derrota do governo na prorrogação da CPMF não afeta nota do Brasil, diz Fitch

Sólido avanço nas contas externas ofusca danos na política fiscal interna; decisão reflete conflito político negativo

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A derrota do governo na tentativa de prorrogar a CPMF, o imposto do cheque, até 2011 não enfraquece a posição da nota soberana brasileira, dado o sólido avanço nas contas externas, embora mostre que o País ainda concentre um grau de instabilidade política no processo de amadurecimento fiscal.

A conclusão é da agência internacional de classificação de risco Fitch, que avaliou negativamente a não manutenção do tributo, que será extinto a partir de 31 de dezembro. A decisão tem um efeito de perdas de receitas sobre o PIB (Produto Interno Bruto) na faixa de 1,4% e deve causar uma redução no superávit primário.

A agência aguarda algum tipo de “Plano B” do governo diante do fato, antes de prever os impactos da medida sobre a perspectiva de o Brasil receber o selo de investment grade, que significa menor chance de o País dar calote em suas dívidas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Estável

Diante da deterioração na política fiscal, “se o governo brasileiro optar por cortar gastos ao invés de reforçar a balança externa, é importante focar em redução em despesas correntes e não em investimentos”, considera a agência. A Fitch mantém a nota da nação em perspectiva estável.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.