Lava Jato

Deputados da oposição pedem a ministro do STF para investigar Dilma

Segundo o jornal Valor Econômico, deputados da oposição estiveram ontem no gabinete de Teori Zavascki, que é relator dos inquéritos da Operação Lava Jato no Tribunal, para pedir que a presidente Dilma Rousseff seja investigada

SÃO PAULO – Segundo informações do jornal Valor Econômico, deputados da oposição estiveram ontem no gabinete do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki, que é relator dos inquéritos da Operação Lava Jato no Tribunal, para pedir que a presidente Dilma Rousseff seja investigada. 

Em março, o PPS entrou no STF com um pedido de investigação contra Dilma argumentando que Antonio Palocci teria recebido dinheiro de empreiteiras para a campanha petista em 2010.

Zavascki negou o pedido, seguindo o que foi feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Janot teria dito que não haveria base constitucional para investigar a presidente por fatos anteriores ao mandato. Além disso, não haveria fatos para justificar esse tipo de apuração.

PUBLICIDADE

O jornal apontou a alegação dos deputados da oposição de que Dilma foi citada 11 vezes nas delações premiadas e deve ser alvo de investigação. O novo recurso, porém, é resolver a questão sobre a possibilidade ou não de investigar a presidente por fatos anteriores ao seu mandato.