Deputados aprovam a contratação de mais 137 controladores de vôo

Autorização faz parte da medida provisória 341, entretanto, texto ainda depende da aprovação no Senado

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (03) a contratação de 137 técnicos e controladores de tráfego aéreo. A autorização faz parte da medida provisória 341, que cria ao todo 172 cargos técnicos no Comando da Aeronáutica, entre uma série de outras determinações. O texto ainda depende de aprovação no Senado.

A Medida Provisória foi objeto de um intenso debate entre os deputados, que durou seis horas e meia. A bancada dos Democratas (ex-PFL) obstruiu todo o processo de discussão porque seu líder, Onyx Lorenzoni (RS), prometeu fazer isso até que o Supremo Tribunal Federal (STF) determine a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo. O PSDB também fez obstruções.

Na semana passada, o STF reestabeleceu a decisão de implantar a CPI que vai investigar os problemas de atrasos e cancelamentos de vôos nos aeroportos brasileiros desde o ano passado. A decisão do relator do caso, ministro Celso de Melo, ainda será julgada pelo plenário do Supremo.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Lula acredita em normalidade do setor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que está confiante de que haverá normalidade nos aeroportos brasileiros durante o feriado da Semana Santa, assim como daqui para frente.

Em entrevista à imprensa, o presidente voltou a afirmar não ser justo que brasileiros fiquem por horas nos saguões dos aeroportos esperando para embarcar, enquanto controladores de vôo fazem protestos para reivindicar questões específicas.

Lula considerou justo o protesto dos controladores de vôo, mas condenou o fato desse protesto atingir a sociedade brasileira. “Eu acho que não existe nenhum movimento, por mais justo que seja, que justifique terceiros pagarem a conta”, completou ele.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.