Deputado quer convocar presidente do BC para depor na CPI da Petrobras

O requerimento apresentado por Darcísio Perondi (PMDB-RS) ainda precisa ser votado pelos membros da comissão e precisa ser aprovado em plenário

Lara Rizério

SÃO PAULO – O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) apresentou requerimento nesta terça-feira para convocar o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, a prestar depoimento à CPI da Petrobras (PETR3;PETR4).

O requerimento ainda precisa ser votado pelos membros da comissão e precisa ser aprovado em plenário. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, o documento não está na pauta de votação prevista para ser apreciada na sessão deliberativa desta tarde.

O deputado justifica o pedido para que Tombini detalhe procedimentos de remessas de recursos para o exterior. Como um dos exemplos, o ex-gerente da petroleira Pedro Barusco confessou ter mandado US$ 97 milhões para fora do País, valor este que está sendo agora repatriado.

O comparecimento do presidente do Banco Central a esta CPI é importante para detalhar os procedimentos adotados por esta instituição em relação às demais instituições financeiras quanto às remessas de recursos ao exterior, em especial quanto às pessoas físicas e jurídicas citadas no âmbito da Operação Lava Jato”, disse o deputado. 

Tombini participou hoje de audiência da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) no Senado e, dentre outras falas, destacou que o Banco Central não tem pressa para desfazer volume de contratos de swap e que prevê recuo para a inflação a partir de abril. 

(Com Agência Estado) 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.