Depois dos EUA, União Europeia pode criar sanções contra petróleo do Irã

Líderes globais querem embargo para punir programa nuclear iraniano, mas temem escalada nos preços da commodity

Renato Rostás

Publicidade

SÃO PAULO – Após os Estados Unidos anunciarem o congelamento das compras de petróleo vindo do Irã, a União Europeia pode resolver fazer o mesmo até o fim deste mês, segundo a imprensa internacional. Em 30 de janeiro, uma reunião de líderes deve definir o embargo à commodity, em meio as preocupações quanto ao programa nuclear iraniano.

O impasse se intensificou depois que o Irã realizou testes de mísseis balísticos, e a ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou um relatório em que denuncia o desenvolvimento de tecnologia para a criação de armas atômicas. A reposta do país também foi militar, afirmando que pode retaliar contra as restrições atacando ou impedindo a presença de navios no Estreito de Ormuz.

Pela região passa a maior parte dos transportadores de petróleo do mundo, chegando próximo a 40% do total comercializado. O Parlamento do Irã discute a possibilidade de que todas as embarcações estrangeiras que passarem pelo caminho tenham que ganhar a permissão de Teerã para circularem.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Perigo sobre o petróleo
Na quarta-feira (4), o preço do petróleo bruto na Europa subiu à máxima de dois meses, para US$ 113,97 o barril, logo após a UE anunciar que poderia se juntar ao embargo.

Esse patamar renova as preocupações tanto de Barack Obama, presidente norte-americano, como de algumas nações europeias, de que as sanções possam trazer uma nova disparada nas commodities de energia, o que atrapalharia uma recuperação da economia global.

Entre as nações que mais preocupam na crise da dívida da Zona do Euro, Grécia, Itália e Espanha têm intensificado suas compras do óleo iraniano, e teriam agora que buscar um fornecedor alternativo. Os italianos afirmaram que podem até apoiar a decisão do bloco, mas quer continuar recebendo entregas do Irã que correspondem ao pagamento de uma dívida de € 1 bilhão à petrolífera Eni SpA, como informa o Wall Street Journal.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.