DEM vai tentar recuperar mandatos dos “infiéis” que deixaram o partido

Partido vai ao TSE brigar por vagas de três deputados e três senadores que deixaram a legenda nos últimos meses

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O DEM vai ingressar até a próxima quarta-feira (7) no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com recursos para reaver os mandatos dos parlamentares que deixaram o partido nos últimos meses.

O partido vai brigar por vagas de três deputados e três senadores que deixaram a legenda, mesmo ciente de que os senadores saíram antes do prazo fixado pelo tribunal para que os partidos tenham de volta os mandatos dos “infiéis”.

Senadores protegidos

O DEM quer recuperar os mandatos dos senadores Romeu Tuma, Edison Lobão e César Borges. Todos deixaram o partido antes de 16 de outubro, quando começou a vigorar a resolução do TSE que determina que os mandatos pertencem aos partidos e não aos eleitos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Apesar dos parlamentares não terem descumprido a norma legal, o estatuto do DEM prevê a perda de mandato aos senadores que deixarem o partido.

Deputados podem perder mandato

Na Câmara, o DEM vai tentar reconquistar os mandatos dos deputados Walter Brito Neto, Gervásio Silva e Jusmari Oliveira. Todos deixaram a legenda após 27 de março deste ano, data fixada pelo TSE como início da infidelidade partidária, o que abre uma brecha legal para que o partido reconquiste as vagas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados