Delação de ex-presidente da OAS trava após empreiteiro inocentar Lula, diz Folha

Léo Pinheiro, segundo o jornal, disse que as obras que a empreiteira fez foram uma forma de agradar a Lula, e não contrapartidas a algum benefício que o grupo tenha recebido - versão esta considerada pouco crível pelos procuradores

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – As negociações do acordo de delação do ex-presidente e sócio da OAS Léo Pinheiro travaram por conta da narrativa do empreiteiro sobre dois episódios envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo afirma o jornal Folha de S. Paulo.

Pinheiro, segundo o jornal, disse que as obras que a empreiteira fez no apartamento tríplex do Guarujá (SP) e no sítio de Atibaia (SP) foram uma forma de agradar a Lula, e não contrapartidas a algum benefício que o grupo tenha recebido, versão esta considerada pouco crível pelos procuradores. Para os investigadores, o empreiteiro busca preservar Lula com a sua narrativa.

Pinheiro narrou que o petista não teve qualquer papel na reforma do apartamento e nas obras do sítio. A reforma, segundo o empresário, foi solicitada em 2010, por Paulo Okamotto, que preside o Instituto Lula. Okamotto confirmou à PF que foi ele quem pediu as obras no sítio. Já a reforma no tríplex do Guarujá foi uma iniciativa da OAS para agradar ao ex-presidente, afirmou Pinheiro. A OAS gastou cerca de R$ 1 milhão na reforma, mas a família de Lula não se interessou pelo imóvel, afirmou ele a seus advogados que negociam a delação, em versão igual à apresentada pelo petista. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Procuradas pelo jornal, a OAS e o Instituto Lula não quiseram se pronunciar. 

De acordo com a colunista Mônica Bergamo, do mesmo jornal, o sítio que Lula frequentava em Atibaia também será objeto de delação premiada, desta vez da Odebrecht. A empreiteira financiou parte da reforma do imóvel e dará detalhes da negociação para realizar as obras. Segundo o jornal, a empreiteira também se comprometeu  a dar também informações sobre conversas que teve com o governo de Dilma Rousseff para que ele a ajudasse na Justiça. Dilma nega qualquer tentativa de interferir na Operação Lava Jato. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.