Delação de Cunha, choro de Geddel e mudança na Lava Jato: as 6 notícias políticas desta quinta

Veículos de imprensa afirmam que delação de Cunha está próxima de sair, enquanto Temer grava mensagem otimista antes de ir ao G20

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A quinta-feira (6) voltou a ser marcada pelo agitado cenário político doméstico. Entre os destaques, diversas veículos da imprensa comentaram sobre a proximidade do fechamento do acordo de delação premiada do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Outra novidade que chamou atenção do mercado ficou para o fim da força-tarefa exclusiva da Lava Jato em Curitiba. Veja os destaques:

Fim da força-tarefa exclusiva da Lava Jato em Curitiba
O grupo de trabalho com agentes e delegados dedicados exclusivamente às investigações da Operação Lava Jato, em Curitiba, foi encerrado pela direção-geral da corporação nesta última semana. Com isso, os grupos da Lava Jato e da Carne Fraca passam agora a integrar juntos a Delecor (Delegacia de Combate à Corrupção e Desvio de Verbas Públicas).

A medida, segundo a PF, “prioriza ainda mais as investigações de maior potencial de dano ao erário”, e aumenta o efetivo dedicado ao combate à corrupção e lavagem de dinheiro. Para a instituição, o número de policiais na sede do Paraná “está adequado à demanda e será reforçado em caso de necessidade”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A força-tarefa da Lava Jato já havia sofrido um corte significativo em maio, quando o número de delegados dedicados à operação na PF de Curitiba caiu de nove para quatro. O argumento, na época, foi a queda da demanda da operação, e a criação de grupos em outros Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Delação de Eduardo Cunha
Além das dificuldades na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) Câmara dos Deputados para barrar a denúncia apresentada pelo procurador Rodrigo Janot, a prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima e os sinais de que o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) vem se viabilizando como alternativa ao poder, outras duas notícias bastante negativas apareceram para o presidente Michel Temer nos últimos dias. 

Entre ontem à noite e hoje, diversas notícias trataram sobre a iminente delação de Lúcio Funaro e Eduardo Cunha, após meses de rumores sobre se eles iriam falar ou não à Justiça e ao Ministério Público. Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, Cunha já está finalizando os textos com as informações para o acordo de delação e rascunhou mais de cem anexos para a colaboração.

Continua depois da publicidade

A negociação tem sido considerada satisfatória e a expectativa é que ele entregue os documentos confessando e delatando crimes já na próxima semana. E, de acordo com a reportagem, Cunha deve envolver diretamente Temer, os ministros Moreira Franco (Secretaria Geral) e Eliseu Padilha (Casa Civil) e o senador Romero Jucá (PMDB-RR) em sua delação.

Para conferir a análise completa, clique aqui.

Depoimento de Geddel
Durante audiência de custódia, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) afirmou que sempre cooperou com a Justiça, disse que foi ‘surpreendido’ com sua prisão preventiva e “caiu no choro” quando ouviu do juiz federal Vallisney de Souza Oliveira que seria mantido preso. A detenção dele foi decretada nesta semana pelo juiz no âmbito da ‘Operação Cui Bono?’.

“Tudo isso pra mim aqui é uma surpresa. Tenho 58 anos de idade e não tinha nenhum tipo de problema. Coopero com a Justiça e sempre cooperei. Tudo que eu fiz foi sob orientação dos meus advogados. Tenho crença inabalável que em nenhum momento eu tomei nenhuma atitude que pudesse ser interpretada como um embaraço à Justiça”, afirmou ao juiz.

Assista ao vídeo e confira detalhes do depoimento clicando aqui.

Aloysio Nunes defende Temer
Em vídeo gravado na tarde desta quinta-feira (6), às véspera de embarcar com Michel Temer para o encontro do G-20, o ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes (PSDB-SP), gravou vídeo criticando a denúncia de corrupção apresentada por Rodrigo Janot e orientou os deputados da base para que “meditem” antes de decidir votar contra o presidente: “os deputados da base precisam pensar muito. Vale a pena, com base em uma denúncia frágil, jogar o País em um vulcão?”.

Para o ministro, não existem dúvidas de que a acusação formulada pelo procurador-geral da República é absolutamente vazia, sem qualquer conteúdo de prova, uma vez que não existem indícios de que Temer teria solicitado ou recebido qualquer vantagem indevida: “não se trata de votar contra Temer ou a favor de Temer. Trata-se de avaliar com isenção, do ponto de vista jurídico, constitucional, uma acusação absolutamente falha”, avalia o tucano (veja o vídeo clicando aqui).

Votação da denúncia contra Temer
O Palácio do Planalto quer fechar o primeiro semestre legislativo com a denúncia contra o presidente Michel Temer votada no plenário da Câmara, mesmo que isso implique em um adiamento do recesso, disse um auxiliar presidencial e um parlamentar oposicionista a par das negociações.

Há um acordo entre Presidência da Câmara e o Palácio do Planalto para que o recesso se inicie após a votação da denúncia e da Lei de Diretrizes Orçamentárias, em uma espécie de recesso móvel, disseram as fontes para a Bloomberg (confira os detalhes clicando aqui).

Mensagem de Temer
O presidente Michel Temer gravou um vídeo antes de embarcar para a Alemanha, onde participará do encontro do G20, que reúne líderes das 20 maiores economias do mundo. O vídeo, divulgado pouco após a partida do presidente para a Europa, destacou resultados positivos na economia. Temer volta do compromisso no sábado, desembarcando no Brasil no domingo.

Entre os pontos destacados por Temer estão os dados divulgados na última segunda-feira (3) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que registram aumento das vendas das fábricas brasileiras. O presidente também mencionou o superávit na balança comercial brasileira, o melhor dos últimos 29 anos, além do aumento nas vendas dos eletrodomésticos.

“Os fundamentos econômicos estão todos melhorando: inflação, juros, emprego, exportação, indústria, comércio e a agricultura. Por isso eu digo que há motivos para o otimismo. A recuperação é inequívoca. O câmbio é competitivo, o Brasil é competitivo”, acrescentou. No pronunciamento, Temer também destacou a aprovação do regime de urgência da tramitação da reforma trabalhista no Senado, no que chamou de “um trabalhado avanço”.

Clique aqui e assista ao vídeo gravado por Temer.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.