Segundo colunista

Defesa de Lula se entusiasma com decisão do STJ; petista percorrerá Nordeste como pré-candidato

Lula percorrerá a região de ônibus por mais de 20 dias - e ele deve dar mais atenção às cidades do sertão, diz a coluna Painel, da Folha

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (condenado a nove anos e meio de prisão pelo juiz Sérgio Moro na semana passada) teve um motivo para ficar entusiasmada, afirma a coluna Painel, da Folha de S. Paulo. Na última semana, a presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Laurita Vaz, decidiu em liminar que só após veredito unânime de corte de segundo grau um condenado pode começar a cumprir pena. Após ser condenado por Moro, o destino de Lula está nas mãos da segunda instância.  Ou melhor, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Para aliados do ex-presidente, o entendimento pode ajudá-lo a adiar uma decisão definitiva sobre o caso triplex. Por essa leitura, apenas o voto da maioria de um órgão colegiado não encerraria o debate, uma vez que um voto divergente haveria espaço para embargos.  Embora o TRF-4 tenha mantido ou endurecido cerca de 70% das sentenças de Moro, a defesa de Lula diz apostar na absolvição do petista por unanimidade, ao insistir no argumento de que “a decisão é muito frágil”.

Enquanto a decisão da segunda instância não chega, a cúpula do PT articula uma caravana de Lula pelo Nordeste a partir do dia 16 de agosto. Lula percorrerá a região de ônibus por mais de 20 dias – e ele deve dar mais atenção às cidades do sertão, diz a coluna. Conforme destaca a publicação,  acaravana marcará a estreia de sua agenda como pré-candidato ao Planalto e será seu primeiro grande ato após a condenação por Moro.

Aprenda a investir na bolsa