Defesa de Bolsonaro pede ao STF que plenário analise impedimento de Moraes

Advogados apresentaram novo recurso à decisão do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, que negou pedido de afastamento de Moraes da relatoria de inquérito sobre atos golpistas

Fábio Matos

Publicidade

Os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não desistiram de tentar afastar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), da relatoria das investigações envolvendo os atos antidemocráticos e os ataques às instituições em 8 de janeiro de 2023.

Nesta terça-feira (27), a defesa de Bolsonaro apresentou um novo recurso à decisão do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, que rechaçou o pedido da defesa pelo afastamento do magistrado.

O argumento dos advogados do ex-presidente é o mesmo das manifestações anteriores: o de que Moraes não teria isenção para comandar o inquérito na Corte porque, em tese, seria uma das vítimas dos supostos atos golpistas.

Continua depois da publicidade

Investigações da Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Tempus Veritatis, deflagrada em meados de fevereiro, apontam que Bolsonaro e aliados teriam atuado na elaboração da chamada “minuta do golpe” – um possível decreto que previa a prisão de Moraes e a anulação das eleições presidenciais de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Bolsonaro nega qualquer participação em tentativa de golpe de Estado.

Os advogados do ex-presidente pedem agora que o plenário do STF analise o possível afastamento de Moraes da condução do caso.

“O fato de que o ministro relator se enxerga como vítima direta dos atos investigados claramente gera o risco de parcialidade no processamento e julgamento do feito”, dizem os defensores de Bolsonaro.

Continua depois da publicidade

“Não se ignora e nem poderia se ignorar o notório saber jurídico do ilustre ministro Alexandre de Moraes, sendo um jurista academicamente qualificado e experiente. Contudo, é inescapável que, como todo ser humano, possa ser influenciado em seu íntimo, comprometendo a imparcialidade necessária para desempenhar suas funções”, diz o recurso apresentado pela defesa.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.