Decisão sobre mistura de gasolina deve sair em 3 meses

De acordo com Edison Lobão, o assunto não foi tratado na reunião do CNPE realizada nesta terça-feira, e explicou que a alteração não passa pelo Conselho, e qualquer decisão só será tomada após análise técnica

Estadão Conteúdo

Publicidade

A decisão do governo sobre o aumento da mistura de etanol à gasolina dos atuais 25% para os 27,5% pretendidos pelo setor sucroalcooleiro deve demorar ainda cerca de três meses. Neste período, serão realizados estudos pelo Centro de Pesquisa da Petrobras (PETR3; PETR4) (Cenpes) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para verificar se a ampliação da mistura é prejudicial aos motores dos carros e motos movidos exclusivamente a gasolina.

De acordo com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, este assunto não foi tratado na reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) realizada nesta terça-feira (24) no Palácio do Planalto, com a participação da presidente Dilma Rousseff. Lobão explicou que esta alteração não passa pelo Conselho, e que qualquer decisão só será tomada após a análise técnica.

O estudo é feito com acompanhamento e anuência dos representantes dos fabricantes de carros e motos, que atestarão se os veículos suportam a ampliação da mistura. O governo quer ter o aval dos fabricantes automotivos para dar segurança ao consumidor que esta mistura não trará nenhum dano às peças, ao desempenho do veículo e à durabilidade do motor, além de não trazer maior impacto ao meio ambiente, por conta das emissões de gases.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.