Decisão sobre a Previdência e 27 resultados: o que o investidor precisa saber para a próxima semana

Nem com agenda de indicadores mais fraca os investidores ficarão tranquilos, de olho no cenário político doméstico e temporada de resultados

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Com uma agenda de indicadores mais tranquila, os investidores se voltam ainda mais para o cenário político nos próximos dias, com os debates sobre a reforma da Previdência prometendo ser o grande guia do mercado. Chama atenção também o fim da temporada de resultados do primeiro trimestre, com diversas ações refletindo os números até a próxima terça-feira (16).

Passada na comissão especial, a reforma da Previdência volta a ganhar destaque no noticiário com a proximidade da votação no plenário. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que informará na próxima semana a data de votação no plenário da Casa. Nos últimos dias o mercado reagiu de forma positiva à aprovação do texto na comissão da Câmara e os investidores parecem mais otimistas de que a reforma irá passar na Casa.

O líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), disse ao Broadcast que a votação começará no final de maio, mas evitou cravar uma data, dizendo apenas que o objetivo do governo é concluir os dois turnos da votação antes do feriado de Corpus Christi, em 15 de junho.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Entre os indicadores, destaque para a divulgação do IBC-BR (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), na segunda-feira às 08h30 (horário de Brasília). Segundo a equipe da Rosenberg Associados, o indicador deve mostrar queda, em linha com o que foi verificado nas pesquisas da indústria, comércio e serviços, do IBGE. “Todavia, há ainda dificuldades na divulgação após a mudança de metodologia das pesquisas de comércio e serviços do IBGE que apontam certa descontinuidade após a mudança da amostra, o que pode impactar a leitura do IBC-Br”, alertam.

No exterior, a atenção se volta para a China, com diversos indicadores sendo apresentados durante a semana, com destaque para as vendas no varejo e produção industrial no domingo à noite. Ainda sem data confirmada, também será divulgado o resultado de investimento estrangeiro no gigante asiático.

Por fim, investidores ficam de olho nos últimos números a serem divulgados na temporada de resultados. Entre os destaques, chamam atenção o balanço da B3 (ex-BM&FBovespa) ainda na noite de sexta-feira (12), enquanto Braskem, JBS, PDG e outras 24 empresas apresentam seus números do primeiro trimestre na segunda-feira (15), encerrando a temporada.

Continua depois da publicidade

Confira a agenda completa de indicadores da próxima semana clicando aqui.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.