Decisão de absolver Vaccari deve dificultar condenação de Lula – e Moro será ainda mais meticuloso

Sentença tão esperada deve demorar mais alguns dias para ser dada e terá cuidado especial do juiz, aponta jornal O Estado de S. Paulo

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A tão esperada sentença do juiz federal Sérgio Moro no caso triplex do Guarujá, que tem como um dos réus o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pode demorar mais alguns dias para acontecer, de acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo. O entendimento, tanto  no Ministério Público Federal (MPF) quanto na Justiça Federal no Paraná é de que  a extensão das alegações finais da defesa do petista, com 363 páginas, vai demandar mais tempo de Moro. 

O juiz também  deve ser ainda mais meticuloso na decisão, sobretudo pelo peso político da decisão. “O Moro sabe da importância dessa sentença. Portanto, vai revisar e revisar antes de proferir a decisão”, afirmou uma fonte ao jornal. Corroborando essa expectativa, está a decisão da semana passada do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) de reformar a decisão de Moro e absolver o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto ao alegar que não havia provas contra Vaccari além da palavra de delatores. Essa medida foi interpretada como um sinal claro do tribunal de segunda instância para a Lava Jato.

Segundo fontes próximas a Moro ouvidas pelo jornal, a decisão do TRF-4 deve dificultar uma sentença contrária a Lula. Elas avaliam que, para condenar o petista, o juiz teria de aplicar a teoria do domínio do fato, alegando que o ex-presidente tinha controle sobre tudo o que acontecia.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.