De “ImperioTrump.com” a “FraudeTrump.org”: os 3600 sites do presidente dos EUA

Os dados são fruto de um levantamento da CNN Money com base em registros de domínios de internet dos últimos 20 anos 

Mário Braga

Publicidade

SÃO PAULO – Bilionário, republicano e dono de uma lista de mais de 3.600 sites websites. Segundo a CNN Money, o presidente dos Estados Unidos tem registrado em nome de suas companhias domínios relacionados tanto a seus empreendimentos imobiliários como endereços de internet que poderiam ser usados por adversários políticos para atacá-lo. 

Entre os domínios que se destacam neste sentido estão TrumpFraud.org e TrumpScam.com, fusões do nome do empresário com as palavras “fraude” e “golpe”, em inglês. Há também endereços elogiosos, como o TrumpEmpire.com, destacando o império do magnata, e os tradicionais, DonaldJTrump.comTrumpOrganization.com.

Os dados são fruto de um levantamento com base em registros dos últimos 20 anos e evidenciam a preocupação do magnata sem se promover e se proteger de críticas online – antes mesmo que elas comecem a ganhar força.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Foi o que ocorreu em 2007, quando o empresário pretendia lançar uma marca de marketing multinível, em que, para terem sucesso, as pessoas precisam recrutar outras e assim por diante, como ocorre com a Herbalife e a TelexFree, por exemplo. Ciente das possíveis acusações de encabeçar um esquema de pirâmide financeira, Trump registrou os domínios TrumpNetworkPyramidScheme.com,  TrumpNetworkFraud.com e outros 17 endereços similares.

No âmbito corporativo, Trump tomou medidas similares em relação à Trump University, a instituição de ensino do magnata que é acusada de se passar por uma universidade sem oferecer diploma de nível superior. Levantamento da CNN Money, há 157 domínios registrados para “blindar” o negócio, como 98percentApproval.com, em referência ao argumento de que a escola era aprovada por 98% de seus estudantes.

A mesma estratégia foi adotada na carreira política do republicano. Ainda em 2012, as Organizações Trump comparam VoteAgainstTrump.com, TrumpMustGo.com e NoMoreTrump.com, domínios com as frases “Vote contra Trump”, “Trump deve ir embora” e “Chega de Trump. Endereços com o slogan usado na campanha presidencial, MakeAmericaGreatAgain.vote and MakeAmericaGreatAgain.us, foram registrados em abril de 2015, dois meses antes do lançamento oficial da campanha.

Continua depois da publicidade

Segundo a reportagem, dos 3.643 websites ligados às Organizações Trump, apenas 50 de fato são páginas de empreendimentos do empresário. Outros 400 redirecionam os internautas para páginas ativas. A imensa maioria é apenas de páginas em branco, evidenciando o interesse do grupo empresarial em deter o domínio para evitar que fosse utilizado por outras pessoas.

Procuradas, as assessorias da Casa Branca e das Organizações Trump não responderam aos questionamentos da CNN Money.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.