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A pouco mais de três semanas do primeiro turno das eleições municipais, a pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (12) registrou uma nova reviravolta na disputa pela prefeitura de São Paulo (SP).
De acordo com o levantamento, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, retomou a liderança da corrida municipal, subiu 5 pontos percentuais em uma semana e aparece com 27% das intenções de voto.
Nunes, que tinha 22% na pesquisa anterior, está tecnicamente empatado com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que marca 25% da preferência do eleitorado (oscilou 2 pontos percentuais para cima).
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Quem perdeu força, segundo o Datafolha, foi o empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB), que recuou 3 pontos percentuais e agora aparece com 19%, se descolando do pelotão à frente, isolado em terceiro lugar.
Ainda de acordo com a pesquisa, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) oscilou de 9% para 8% das intenções de voto, enquanto o apresentador José Luiz Datena (PSDB) teve uma variação de 7% para 6%.
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A economista Marina Helena (Novo) se manteve com 3% das intenções de voto.
Veja os números:
Ricardo Nunes (MDB): 27%
Guilherme Boulos (PSOL): 25%
Pablo Marçal (PRTB): 19%
Tabata Amaral (PSB): 8%
Datena (PSDB): 6%
Marina Helena (Novo): 3%
Bebeto Haddad (DC): 1%
João Pimenta (PCO): 0%
Ricardo Senese (UP): 0%
Altino Prazeres (PSTU): 0%
Indecisos: 4%
Branco/nulo/não vai votar: 7%
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Segunda pesquisa desde o início do horário eleitoral
A nova pesquisa do Datafolha é a segunda realizada pelo instituto desde o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, no de agosto.
Reunindo a maior quantidade de partidos em apoio à sua candidatura (12), Nunes conta com 6 minutos e 30 segundos em cada bloco de 10 minutos do horário eleitoral.
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Além disso, o prefeito e candidato ao segundo mandato tem mais 27 minutos e 20 segundos, distribuídos em uma série de inserções durante a programação das emissoras de TV e rádio.
Guilherme Boulos tem o segundo maior tempo de propaganda, com 2 minutos e 22 segundos em cada bloco do horário eleitoral, além de inserções que somam 10 minutos.
Pablo Marçal, por sua vez, não tem direito a participar do horário eleitoral. Seu partido não tem nenhum representante no Congresso Nacional, exigência para que as candidaturas tenham acesso ao tempo de TV.
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A propaganda eleitoral na TV e no rádio começou no dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro. Na TV, são 2 blocos de 10 minutos (às 13h e às 20h30) e 42 inserções de 30 segundos cada. No rádio, com o mesmo número de inserções, os 2 programas de 10 minutos são transmitidos às 7h e às 12h.
“Onda Marçal” passou
A pesquisa divulgada pelo Datafolha indica que a chamada “onda” em favor da candidatura do empresário e influenciador Pablo Marçal pode ter sido contida.
No penúltimo levantamento, por exemplo, Marçal havia subido 7 pontos percentuais, bem acima da margem de erro, e chegado à liderança (em empate técnico com os 2 rivais) pela primeira vez.
Na última pesquisa, quando marcou 22%, Marçal havia oscilado positivamente 1 ponto percentual.
Nesta nova rodada da pesquisa, o candidato do PRTB perdeu 3 pontos percentuais, ainda dentro da margem de erro, o que pode indicar que pode ter batido no chamado “teto”.
Segundo turno
O Datafolha realizou algumas simulações de segundo turno entre os três candidatos mais bem colocados na pesquisa em São Paulo.
O prefeito Ricardo Nunes venceria tanto Guilherme Boulos quanto Pablo Marçal em um eventual confronto na rodada final.
Contra Boulos, o emedebista venceria por 53% a 38%. Já em um eventual enfrentamento com Marçal, Nunes levaria a melhor por 59% a 27%.
Em um eventual duelo entre Boulos e Marçal, o candidato do PSOL derrotaria o influenciador por 47% a 38%.
Rejeição
Segundo a pesquisa do Datafolha, o candidato mais rejeitado pelos eleitores paulistanos é Pablo Marçal: 44% dos entrevistados pelo instituto dizem que jamais votariam no candidato do PRTB.
Em relação à pesquisa anterior, a rejeição de Marçal subiu 6 pontos percentuais (era de 38%).
Em seguida, aparecem como os mais rejeitados Guilherme Boulos (37%) e José Luiz Datena (32%).
Ricardo Nunes, por sua vez, é rejeitado por 19% dos eleitores (ante 21% no último levantamento).
A pesquisa
O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores da cidade de São Paulo, entre os dias 10 e 11 de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo e está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-07978/2024.