Datafolha mostra novo empate, mas Aécio permanece à frente de Dilma

Assim como no levantamento anterior, o tucano tem 51% dos votos válidos, enquanto a petista fica com 49%, o que constitui um empate técnico

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Nova pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quarta-feira (15) mostrou o mesmo resultado do último levantamento, feito no dia 9 de outubro, ou seja, um empate técnico. Segundo a pesquisa, Aécio Neves (PSDB) permanece com 51% dos votos válidos, contra 49% de Dilma Rousseff (PT). De acordo com o diretor-geral do jornal, Mauro Paulino, mais da metade das entrevistas foi realizada hoje, ou seja, após o debate da Bandeirantes.

Em votos totais, o tucano aparece com 45% dos votos, enquanto a petista tem 43%. No levantamento da semana passada, cada um dos candidatos tinha um ponto percentual a mais. Eleitores que disseram votar nulo ou em branco subiram de 4% para 6%, enquanto os indecisos permanecem 6%.

O instituto também analisou o grau de decisão dos eleitores, e curiosamente, ambos os candidatos aparecem com 42% de seus respectivos eleitorados afirmando que “com certeza” votariam em seu atual escolhido. Já os que dizem que “talvez” irão votar em Aécio chegam a 18%, enquanto para Dilma esse percentual é de 15%.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A rejeição do candidato tucano subiu, enquanto o sentimento negativo em relação à presidente recuou ligeiramente. A rejeição a Aécio avançou 4 pontos porcentuais, para 38%, contra 34% na leitura anterior. Já a rejeição à candidata a reeleição oscilou 1 ponto porcentual para baixo, de 43% para 42%.

De acordo com Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, a proporção de votos ficou igual à leitura anterior, o que reforça o aspecto de estabilidade das intenções de voto. “Mesmo com o início da propaganda eleitoral, com o apoio de Marina Silva à Aécio e as denúncias adicionais sobre esquemas de corrupção, as intenções de votos de ambos permaneceram estáveis”. O Datafolha ouviu 9.081 eleitores em 366 municípios entre ontem e hoje, sendo que o nível de confiança da pesquisa é de 95%. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR 01098/2014.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.